Quinta-feira, 14 de julho de 2022 - 14h33
Para o deputado Cirone Deiró a
concessão da BR 364 anunciada como alternativa para reduzir o número de
acidentes e colocar fim aos problemas enfrentados pelos motoristas vai trazer
sérios prejuízos aos rondonienses. Cirone denunciou que a única novidade que o
edital de concessão trouxe é a instalação imediata de oito praças de pedágio
com a cobrança do valor de até R$ 700 reais de pedágio de uma carreta no
trajeto de Porto Velho até Vilhena. Outra informação que chamou a atenção do
deputado é que o edital de concessão revela que a tão sonhada duplicação será iniciada
só depois de cinco anos da concessão e com contemplando pouco mais de 100
quilômetros, incluindo apenas os pontos críticos.
De acordo com o deputado
Cirone, o edital apresentado pelo Ministério de Infraestrutura impõe regras
desfavoráveis aos motoristas rondonienses, especialmente aos motoristas de
carretas que terão que pagar valores absurdos diante da falta de investimentos
e melhorias na rodovia. “Pelo edital do Ministério da Infraestrutura que
regulamenta a concessão a duplicação só terá início, a partir do quinto ano, apenas
no trecho de pouco mais de 100 quilômetros. Ou seja, venderam a imagem de que a
concessão seria realizada para duplicar a Br 364, única via de transporte de
toda a produção agrícola do Mato Grosso e Rondônia. Mas, na prática a mudança
imediata será a instalação das praças de pedágios para explorar os rondonienses”,
denunciou.
O
deputado Cirone Deiró explicou que para o trecho que trata a concessão do total
de 783,9 quilômetros de pista simples, atualmente apenas 22,4 quilômetros são
duplicados. Segundo o deputado, considerando que a BR 364 é a única via de
acesso terrestre para os estados do Acre e Rondônia que liga a região ao
Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, especialmente para o abastecimento do
comércio local e transporte dos grãos produzidos na região. “Diante da
importância da BR 364 para o desenvolvimento da nossa região, o Ministério da
Infraestrutura deveria ter construído um edital que contribuísse com os anseios
dos rondonienses. Garantir a duplicação da BR 364 é uma necessidade urgente
para melhorar a segurança dos rondonienses e colocar fim aos graves acidentes
que ocorrem diariamente nessa rodovia que é o único modal de transporte que tem
impulsionado de forma estratégica o desenvolvimento dos estados do Acre e
Rondônia”, alertou.
Para o
deputado Cirone um projeto que trata de um tema tão relevante para os
rondonienses como é a concessão pelo período de 30 anos, da BR 364, não poderia
ter sido discutido e decidido em gabinete por técnicos de Brasília que
desconhecem a realidade dos rondonienses e de todos os trabalhadores que usam
diariamente a rodovia. “Solicitei a realização de audiência pública para os
técnicos do Ministérios da Infraestrutura apresentarem a proposta na fase de
estudos e receber as sugestões dos caminhoneiros, empresários, lideranças e a
sociedade local como forma de assegurar a voz dos rondonienses nas decisões
para o processo de concessão. Mas, essa proposta não foi acatada pelo
Ministério da Infraestrutura, agora somos surpreendidos com esse edital que
coloca por terra toda a expectativa que tínhamos de melhorias de investimentos e
duplicação na BR 364”, lamentou.
O deputado Cirone lembrou que
a rodovia 364 foi pavimentada ainda na década de 80 e tem importância estratégica
para o desenvolvimento da região norte. Segundo ele, passados mais de 40 anos
da sua pavimentação é urgente a execução de obras de melhorias e da construção
da terceira faixa, considerando o grande volume de carretas e veículos de
pequeno porte que transitam diariamente pela rodovia. “São milhares de carretas
transportando soja do sul de Rondônia e Oeste do Mato Grosso até a Capital
Porto Velho para ser enviada via Porto Graneleiro ao Estado do Amazonas e de lá
para o Oceano Pacífico. Da forma como está sendo apresentada a concessão
representará mais um componente para inflaciona o custo do transporte, sem
nenhuma contra partida para os usuários”, concluiu.
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