Quinta-feira, 5 de outubro de 2006 - 13h26
Está deflagrado o processo eleitoral da Unir Universidade Federal de Rondônia para a eleição que vai escolher o reitor e vice-reitor que vão conduzir a instituição no quadriênio 2007/2010. Os candidatos do movimento "Unir Agora", professores Osmar Siena (reitor) e Osvaldo Copertino (vice-reitor), iniciaram a campanha há pouco mais de uma semana e já percorreram todos os campi do Estado, incluindo uma série de visitas a diversas unidades de Porto Velho. Os candidatos vêm recebendo importantes adesões e apoios dos três segmentos universitários que irão votar paritariamente este ano: professores, servidores e alunos.
Osmar Siena e Osvaldo Copertino são professores doutores (o primeiro de Administração e o segundo de Letras) e têm longa experiência administrativa na Unir. Siena foi reitor entre 1995 e 1998 e é, atualmente, o pró-reitor de Planejamento da instituição. No cargo desde 2003, Osmar redefiniu as estratégias de planejamento da instituição e promoveu a automação da gestão universitária, além de viabilizar diversas obras e aquisição de centenas de equipamentos administrativos e laboratorias. Copertino, por sua vez, se notabilizou pelo trabalho desenvolvido à frente da direção do campus da Unir em Vilhena nos últimos quatro anos, período em que a unidade se modernizou nos aspectos físico, laboratorial, pedagógico e, principalmente, humano.
UNIR AGORA "Unir Agora" é um movimento que surgiu no início deste ano na Unir e é composto por professores, técnicos e alunos de todos os campi que passaram a se reunir regularmente para pensar a universidade. Dessa movimentação se originou um plano estratégico abrangendo todas as áreas e que deve servir de embasamento para a próxima gestão universitária, e saiu também a definição dos nomes que melhor representam essas idéias, no caso, Osmar e Osvaldo.
Nas visitas que fizeram a Vilhena, Cacoal, Jí-Paraná, Rolim de Moura, Guajará-Mirim e várias unidades da Unir em Porto Velho, como Dirag, Dirca, Biblioteca e Unir-Centro, além de salas de aulas de diversos cursos, Siena e Copertino enfatizam a necessidade de se eliminar a idéia de "várias universidades" dentro da Unir. "Temos de olhar a Unir como um todo. Não podem existir a Unir da Capital e a Unir do interior, a Unir do diurno e a Unir do Noturno", diz Siena.
Os candidatos pregam também a racionalidade e a descentralização orçamentária, promovendo a autononia financeira das diversas unidades da Unir. Esse movimento já foi iniciado em 2004 por iniciativa da Proplan, mas deve ser aprofundado a partir da próxima gestão.
Aos servidores da Unir, os candidatos do movimento "Unir Agora" anunciam a criação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, um setor dedicado exclusivamente a aspectos profissionais cursos, treinamentos, políticas salariais e de carreira, plano de saúde, condições de trabalho, etc.
"Percorremos todo o Estado e desejamos fazê-lo novamente antes da eleição, marcada para 26 de outubro", disse Osmar Siena. "As discussões foram muito boas, pois fomos muito bem recebidos em todos os campi e em todas as unidades. Estamos levando nossas propostas, que foram elaboradas com o pé no chão e sem assumir compromissos mirabolantes que não poderiam ser compridos. E o mais importante, fomos ouvir a comunidade acadêmica e conhecer os seus anseios para enriquecer as nossas propostas e plataforma de trabalho".
No primeiro dia de seu mandato como vereador em Porto Velho, Dr. Breno Mendes, conhecido como Fiscal do Povo, mostrou a que veio. Ele iniciou sua at
Logo após tomar posse como o 53° prefeito de Porto Velho, em solenidade na praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no final da tarde desta quarta-fe
Léo Moraes anuncia primeiras medidas como prefeito de Porto Velho
Logo após ser empossado prefeito de Porto Velho, no final da tarde desta quarta-feira (1º), Léo Moraes fez um discurso emocionado, onde anunciou alg
Em um ato histórico, comunicado nesta quarta-feira (1º) durante a cerimônia de posse, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, anunciou a entrada gratui