Quarta-feira, 7 de novembro de 2007 - 12h52
Levantamento realizado pela Gerência de Trabalho e Renda da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), que coordena o SINE em Rondônia, indica que, nos primeiros nove meses do ano, inscreveram-se em busca de uma vaga 16.895 pessoas, contra 26.777 em 2006. Já o número de vagas ofertado pelas empresas saltou de 5.615, nos três primeiros trimestres de 2006, para 6.774 no mesmo período deste ano.
No ano passado, conseguimos ultrapassar em 140% a meta de colocação fixada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, nosso objetivo para 2007 também foi aumentado, e, mesmo assim, devemos atingi-lo novamente, antes do fim do ano, afirma Silmara Velani, gerente estadual do SINE/RO.
Os números expressam com exatidão o desempenho do sistema: no ano passado, a meta fixada pelo ministério era colocar 3.980 pessoas no mercado. Em vez disso, foram 5.580 os trabalhadores que encontraram ocupação fixa via SINE/RO. Em 2007, o objetivo subiu para 6.268 novas colocações e 4.951 já haviam sido fechadas até setembro. Com a média de 550 novas contratações por mês, devemos chegar ao fim do ano com pelo menos 6.600 pessoas com carteira assinada, encaminhadas pelo SINE, diz Silmara.
O crescimento na oferta de vagas mostra que a População Economicamente Ativa (PEA) de Rondônia, estimada pelo IBGE em 770 000 pessoas entre 16 e 60 anos, tem mais e melhores opções de encontrar uma colocação, inclusive com faixa de renda em torno de R$ 880,00, acima da média da Região Norte e superior à das regiões metropolitanas de capitais do Nordeste como Recife, Salvador e Fortaleza.
Segundo o secretário titular da SEAPES, Marco Antonio Petisco, o investimento do Governo do estado na manutenção dos programas do SINE é um compromisso formal, cumprido mês a mês, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): Administrando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, com a contrapartida obrigatória de recursos do orçamento do estado, todos os escritórios do SINE em Rondônia foram informatizados e receberam mobiliário novo ao longo deste ano, permitindo a execução, com dignidade e eficiência, de programas como o seguro-desempego e o Planseq, que está capacitando milhares de pessoas para trabalhar nas obras das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio.
A lista de máquinas e equipamentos enviados aos escritórios do SINE na capital e no interior inclui um veículo Fiat Mille, uma estação de telemarketing, 43 computadores com no-break, 18 arquivos e armários em aço, 8 impressoras, dois projetores, além de mesas, cadeiras e aparelhos de ar-condicionado.
Fonte: A/I SEAPES - Secretaria da Agricultura
Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç