Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trânsito é debatido em audiência pública


A Assembléia Legislativa, em atendimento ao requerimento do deputado Ribamar Araújo (PT), realizou na manhã desta quinta-feira (06.12) audiência pública para discutir o trânsito em Rondônia. O evento, que foi presidido pelo deputado Wilber Coimbra (PSB), contou com a presença de autoridades estaduais e municipais responsáveis pelo controle e gerenciamento do trânsito no Estado.

A mesa dos trabalhos contou com a presença dos deputados Wilber Coimbra e Ribamar Araújo; secretário da Semtran, Cláudio Carvalho; diretor de habilitação do Detran, Aguinaldo dos Santos Oliveira; vereador Assis Raupp; presidente do Sindicato das Auto Escolas e Centros de Formação de Condutores do Estado de Rondônia (Sindar), Edna Maria Santana; e, o representante da Companhia Independente de Trânsito, capitão PM Padilha,.

Ao justificar a realização do evento, o deputado Ribamar Araújo explicou que manteve contato com Edna Maria Gomes de Santana (Sindar), além de autoridades do setor, e sentiu da necessidade de se realizar uma audiência pública com a finalidade de levantar soluções que venham trazer benefícios para o trânsito de Rondônia. Disse que o assunto é preocupante por considerar que o trânsito de Rondônia é o mais violento do país.

O parlamentar acrescentou que “a população de Rondônia cresceu e como conseqüência houve o aumento do número de veículos em circulação no Estado. Durante o dia, basta dar uma volta pelas ruas para constatar as dificuldades que são latentes no trânsito, devido ao alto fluxo de veículos, bicicletas e motocicletas”. Falou que é a favor da proibição da venda de bebida alcoólica ao longo das BR’s e de que se estabeleça  horário de funcionamento aos estabelecimentos que vendem bebida alcoólica nas cidades. “Motoristas embriagados dão grande prejuízo à população e ao Estado como um todo”, observou Ribamar.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Régia de Lourdes Martins, apresentou algumas estatísticas referentes ao assunto.  Com uma frota de 116.720 veículos, Porto Velho possui atualmente, um veículo para cada 3,26 habitantes, totalizando 28,39% da frota estadual.

Nos indicadores de acidentes e violências, a Capital contabiliza 224 acidentes de trânsito somente no mês de setembro. Esse resultado foi obtido em pesquisa realizada neste período dos acidentes registrados nos hospitais Cosme e Damião, João Paulo II e Oswaldo Cruz.  Motociclistas e ciclistas lideram o ranking com 79 e 69 acidentes, respectivamente, matando mais do que as doenças.  As estatísticas com morte continuam aumentando no trânsito em Porto Velho e trazem um elevado custo econômico para a municipalidade.

Régia Martins destacou que há necessidade da ampliação de intervenção do Poder Público para corrigir esses índices preocupantes. A Semusa, que segundo a diretora realizou neste ano, um seminário integrando ação da Organização Mundial de Saúde com o slogan “Alcoolismo X Trânsito”, propõe intervenções ampliadas de educação e controle.

O vereador Assis Raupp (PMDB) no uso da palavra se colocou à disposição da Assembléia, para ajudar a melhorar o trânsito. “Porto velho vive uma nova fase e a população só tem a ganhar com os grandes investimentos que estão sendo feitos”, destacou. Falou sobre o projeto de autoria do deputado Ribamar Araújo, ainda quando era vereador, e disse que vai empenhar todos os esforços para tirar o projeto da gaveta, que estabelece horário e regras para a venda de bebidas alcoólicas em Porto Velho e prometeu emitir voto favorável.

O diretor de Habilitação de Rondônia (Detran), Aguinaldo dos Santos Oliveira, disse que o Detran precisa combater o mau motorista, punindo os infratores com rigor, inclusive cassando CNH, além de encaminhá-lo para cursos de reciclagem. Porém, comentou que o que tem que existir é a consciência do motorista. Observou que o Código Nacional de Trânsito de 1998 não era tão rígido quanto o de hoje. Destacou que as ruas da capital já não comportam mais tantos veículos, já que, em média, 1.000 novos veículos passam a trafegar nas ruas da cidade de Porto Velho.

O secretário municipal de trânsito de Porto Velho (Semtran) Cláudio Carvalho parabenizou o deputado Ribamar pela iniciativa para se debater assunto tão importante. Apresentou vários projetos que estão sendo e ainda serão executados pela Prefeitura de Porto Velho e que visam desafogar o trânsito da cidade, especialmente nas ruas e avenidas com o maior fluxo de carro em horário de pico, como a Avenida Jorge Teixeira, Avenida Carlos Gomes, Dom Pedro II, Pinheiro Machado, Calama entre outras. Destacou o apoio que a prefeitura tem recebido da bancada federal na apresentação de emendas ao orçamento da União para investimentos no trânsito da cidade. Comentou sobre a federalização da Avenida Jorge Teixeira e de projetos encaminhados ao Ministério dos Transportes para a construção do anel viário na capital. Finalizou solicitando aos deputados estaduais, que apresentem emendas ao orçamento beneficiando a melhora do trânsito na capital.

O advogado José Gomes Bandeira, representante da OAB/RO, entende que as autoridades que representam o Detran e a Semtran precisam olhar com mais carinho para o trânsito de Porto Velho. Comentou que os projetos são bons, mas não são suficientes, pois acontecem todo dia acidentes nas vias com mortes. Questionou a competência de quem tem que coibir a violência no trânsito de Porto Velho. “A audiência pública tem que apresentar resultados práticos. É preciso fazermos uma reflexão sobre o tema porque na teoria é uma coisa, mas na prática é outra”.

Professor Dantas se mostrou preocupado com o trânsito de Porto Velho com o advento da construção das usinas do rio madeira. Pediu para a prefeitura de Porto Velho e o Detran a elaboração de projetos para que o trânsito não fique ainda mais tumultuado, pois novos veículos serão colocados nas vias da capital de Rondônia.

Ribamar Araújo encerrou o evento agradecendo a participação de todos. Disse que a audiência não apresentará resultados práticos imediatamente, pois será elaborado um documento para as providências das autoridades competentes para encontrar soluções para ordenar o trânsito de Porto Velho.

Fonte:  Decom - Elaine Maia, Carlos Neves, Ivalda Marrocos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na

Governador sanciona lei de autoria dos deputados Ismael Crispin e Cláudia de Jesus que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais

Governador sanciona lei de autoria dos deputados Ismael Crispin e Cláudia de Jesus que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais

O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)