Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

A importância do Ato de ler - em três atos


A importância do Ato de ler - em três atos - Gente de Opinião

Esta nota faz referência ao livro de Paulo Freire (1986), A importância do ato de ler – em três artigos que se completam, um quase homônimo, mas também explora uma das experimentações que compartilhamos na disciplina Educação e Sociedade, na licenciatura da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

Neste 2024, lemos, conversamos e escrevemos sobre algumas obras do patrono de nossa educação. No andamento dessas aulas, diálogos, debates, algumas iniciativas individuais surtiram grande efeito pedagógico, como recurso de aprendizagem e de construção da massa crítica. Todo mundo construiu seu texto.

Um desses casos está sublinhado – como recurso, veículo de Autoeducação – no link que você acessa aqui embaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1XHnNxGs6pPxy051Y_pmR9AQ24QDLVVgA

São fichas de leitura. Por enquanto são três arquiteturas das aulas mais expositivas, mas também de leitura do próprio Paulo Freire e de reflexão continuada. Em breve, teremos mais fichas anexadas ao mesmo repositório.

O objetivo dessa divulgação é unicamente o de colaborar com outras pessoas, pois, um “método individual” pode ser compartilhado, como esforço permanente da Autoeducação Política.

 

Referência

 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Editora Autores Associados, 1986.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Toda tese é uma antítese

Toda tese é uma antítese

A ciência que não muda só se repete, na mesmice, na cópia, no óbvio e no mercadológico – e parece inadequado, por definição, falar-se em ciência nes

A Educação Constitucional do Prof. Vinício Carrilho Martinez

A Educação Constitucional do Prof. Vinício Carrilho Martinez

Introdução Neste texto é realizada uma leitura do livro “Educação constitucional: educação pela Constituição de 1988” de autoria do Prof. Dr. Viníci

Todos os golpes são racistas

Todos os golpes são racistas

Todos os golpes no Brasil são racistas.          Sejam grandes ou pequenos, os golpes são racistas.          É a nossa história, da nossa formação

Emancipação e Autonomia

Emancipação e Autonomia

Veremos de modo mais extensivo que entre a emancipação e a autonomia se apresentam realidades e conceitos – igualmente impositivos – que suportam a

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)