Sábado, 24 de fevereiro de 2024 - 14h29
Vinício Carrilho Martinez (Dr.) – Cientista Social
Márlon Pessanha
Doutor em Ensino de Ciências
Docente da Universidade Federal de São Carlos
Tão
temidos pelos graduandos, mestrandos e doutorandos, respectivamente o Trabalho
de Conclusão de Curso (TCC), a dissertação de mestrado e a tese de doutorado
podem ser desenvolvidos de forma mais fluida e construtiva do que parecem. Há,
sem dúvidas, um esforço intelectual envolvido, mas que com foco e, de certa
forma, um pragmatismo, pode trazer bons frutos (além do trabalho finalizado).
Parafraseando
Alice no país das maravilhas, a Alice no país dos trabalhos
acadêmicos ouviria do gato de Cheshire: “Para quem não sabe para onde
vai, qualquer caminho serve. Inclusive, servirá para ir para longe de concluir
seu TCC, dissertação ou tese”.
O
ponto de partida de qualquer trabalho acadêmico é a definição do que pretende
estudar e do que pretende responder (inclusive para si mesmo) com o seu
trabalho. Daí derivam a pergunta e o objetivo geral de pesquisa. Definir o que
deseja responder e alcançar é fulcral para não se perder no país dos trabalhos
acadêmicos.
Um
segundo passo, que pode levar a retornar ao início como ocorre em um jogo de
tabuleiro, é analisar se para o tempo de elaboração e o nível de profundidade do
trabalho acadêmico, a pergunta de pesquisa terá condições de ser respondida,
assim como o objetivo geral de pesquisa poderá ser alcançado. Esse passo não
deve ser solitário! O gato de Cheshire do país dos trabalhos acadêmicos, seu
orientador ou orientadora, poderá lhe ajudar. Ele poderá lhe dar um apoio bem
maior do que o gato de Cheshire do país das maravilhas.
Após
definir o caminho que seguirá, para chegar em um lugar que já sabe qual é, uma
forma de não se perder ou desviar o foco é adotar um livro de muita aderência
ao seu pensamento e ao seu objeto de estudo. Em torno dele é que será iniciado
o estudo teórico.
Indicamos
7 passos pragmáticos para o estudo teórico de um livro base que é definido:
1.
Lê-se
um livro do começo ao fim, atentamente. Será um livro de cabeceira para
sustentar o seu objeto, sua pesquisa.
2.
Lê-se
o mesmo livro novamente, agora fazendo-se um fichamento instrumental, ou seja,
do que interessa precisamente à pesquisa em questão.
3.
Digita-se
as marcações, citações, ao longo dos capítulos que você já definiu.
Separando-se as citações de acordo com os temas de cada capítulo.
4.
Faz-se
um comentário posterior à cada citação (citação indireta) e, depois, um
comentário pessoal antes da citação, explicando, justificando, o porquê da
citação que virá a seguir.
5.
Com
esse mapa, roteiro, esparramado em todos os capítulos, qualquer coisa que você
leia poderá ser encaixado, nesse ou naquele capítulo. E não haverá confusão no
interior do texto.
6.
Por
fim, as demais leituras, demais autores, serão esparramados ao longo dos
capítulos que o "autor/livro de referência" já lhe deu como um Norte (ou
um Sul).
7. Os demais autores farão o debate com o seu livro de referência. Você só terá o cuidado de ler todos com a mesma atenção pra saber onde inseri-los. Às vezes vão confirmar seu argumento, às vezes vão debater com seu objeto ou "livro de referência".
No
país dos trabalhos acadêmicos, seguir esses passos lhe ajudará muito por onde
começar e seguir no estudo teórico. Em especial, lhe ajudará quando não tiver
por perto o gato de Cheshire. O mais importante dessa estratégia é que você
terá, precisamente, exatamente, uma estrutura nos capítulos e não se perderá,
fugindo do objeto.
A
depender da pergunta e objetivo de pesquisa, tendo como base um referencial
teórico ao qual você se apropriou, os desdobramentos metodológicos da pesquisa
emergirão. Para isso, mais uma vez, ter um auxílio do gato de Cheshire do país
dos trabalhos acadêmicos é uma boa pedida.
Pode
ser que você não faça o melhor trabalho acadêmico da galáxia, mas com certeza
não será o pior: haverá uma estrutura firme, lógica e alguém de referência (o
livro que é de cabeceira pra você) pra te levar adiante.
Assim:
· “Para quem já sabe
para onde vai e qual caminho escolher, não somente poderá concluir seu trabalho
acadêmico, mas poderá se enriquecer intelectualmente”.
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