Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Não somatize o Mal


Não somatize o Mal - Gente de Opinião

Não somatize o Mal, não some, não coloque mais peso na sua bagagem. Se e quando puder evitar, saia e veja a tragédia de longe. Para não adoecer, para efetivamente colaborar, afaste-se do Mal e "racionalize o problema" (qualquer problema).

Lembrei que no pior da pandemia, com o Bozo a toda, fiquei pré-doente com os efeitos da nossa realidade.

Em relação a Israel x Gaza já ouvi relatos de pessoas doentes (fisicamente, mentalmente), realmente doentes, por "viverem a dor dos outros".

Também lembrei que se é fato que existe a Banalização do Mal, do mesmo modo, é real o que chamei de "Somatização do Mal".

De tanto olhar para o monstro, esse monstro passa a olhar pra você...

Temos que cuidar da nossa saúde mental, recuperar nossa humanidade e equilíbrio.

E antes que a maldade de alguém desonesto se manifeste, repito mil vezes que isso nada tem a ver com falta de indignação ou empatia.

Pelo contrário, apenas é um cuidado pessoal para não sucumbir diante da tragédia.

É, somente, não viver a tragédia - especialmente quando temos essa escolha.

Muitas pessoas não têm escolha, mas nós temos.

Eu realmente escolhi não viver nos escombros da tragédia.

Também tenho dito assim:

Toda vez que você sentir na pele, que já está "morando em Gaza", lembre que na sua cidade tem centenas, milhares, de crianças sem nutrientes adequados.

São crianças passando por inúmeras necessidades, passando fome.

Aproveite, passe em alguma periferia muito precarizada, a mais precária, e sinta-se vivendo a nossa realidade. Porque essa é a nossa, não é a dos outros. 

Em outras palavras, se abrir a janela e espiar pra fora, irá ver e sentir toda a violência da luta de classes no Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento de livro: Educação e Sociedade

Lançamento de livro: Educação e Sociedade

O livro Educação e Sociedade do professor Vinício Carrilho Martinez (UFSCar/SP) está disponível para aquisição na plataforma da Amazon, como um trab

Gente de Opinião, 20 Anos

Gente de Opinião, 20 Anos

O título do portal de notícias não poderia ser mais acertado do que esse: Gente de Opinião faz o mundo em sua realidade ser o que é. Como ensinou Pa

Educação e Sociedade

Educação e Sociedade

No livro Educação e Sociedade, lançado pela Amazon, o professor Vinício Carrilho Martinez (UFSCar/SP) aborda o conceito de Emancipação – que não é s

A diarista na Bolsa

A diarista na Bolsa

Sabe-se que o “Deus mercado” tem errado mais ou menos 95% de suas considerações e previsões[1], se não contabilizarmos a incapacidade de análise pol

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)