Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

“Viva a Democracia!!”


“Viva a Democracia!!” - Gente de Opinião

Em 2016-17, o lema era "Fascistas não passarão!!". Com certeza havia uma lembrança da Guerra Civil Espanhola.

Todos nós sabemos que os fascistas passaram lá e aqui.

Exatamente por isso, o 11 de Agosto de 2022 foi uma resposta aos fascistas de ontem e de hoje.

O 11 de Agosto foi um grito que ecoou em todo o Brasil. Foi um protesto, foi um chamado, foi uma imensa mobilização.

O 11 de Agosto, Dia da Advocacia - antes mesmo de Rui Barbosa -, e depois que a Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito foi lida no Largo São Francisco, teve mais de um milhão de vozes fazendo seu refrão.

O 11 de Agosto, das brasileiras e dos brasileiros, fez estremecer o Fascismo Nacional. O país inteiro gritou: "Ditadura nunca mais!". 

O 11 de Agosto também foi entoado nas Faculdades Integradas de Jaú (onde estivemos, com nossa Defesa Óbvia da Democracia e dos Direitos Humanos).

O 11 de Agosto mais uma vez fez (e sempre fará) uma enorme diferença histórica. Todas e todos os não-fascistas reconhecem seu papel na Luta pelo Direito.

O 11 de Agosto marcou, indelevelmente, nossas vidas, nossas, que subscrevemos, e a sua que nos lê. Não apenas entrou para a história, como nós fizemos e sempre faremos parte do lado certo da história.

Nesse 11 de Agosto nós respiramos, olhamos no fundo dos olhos, vimos as marcas no Espírito Democrático.

Esse 11 de Agosto entrou em nossa alma, coração e mente, mesmo de quem não falou...apenas viveu esse dia sublime.

 

VIVA A DEMOCRACIA!!

O 7 de Setembro será um desafio. Um desafio para as forças democráticas. 

As instituições, já pressionadas pelo grupo ora no poder, serão novamente postas à prova. Não será fácil.

O 7 de Setembro, na verdade, foi capturado pelo atual governo - assim como outros símbolos.

Serão duzentos anos de independência. Um novo grito de liberdade se faz necessário.

O 7 de Setembro será a antesala das eleições de outubro. Definitivamente, um teste para nossa ainda frágil democracia.

VIVA A DEMOCRACIA!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Caso Vitória - o feminicídio em alta1

Caso Vitória - o feminicídio em alta1

Vinício Carrilho Martinez – Doutor em Ciências Sociais Tainá Reis – Doutora em Ciências Sociais Foi amplamente veiculado na mídia o caso de Vi

100 músicas

100 músicas

Vinício Carrilho Martinez (Dr.) – professor da UFSCarMárlon Pessanha (Dr.) – professor da UFSCar Lucas Gama – acadêmico de Filosofia/UFSCarHo

Colônias vazias

Colônias vazias

Recebi hoje o vídeo. Assistindo novamente fui tomado pela emoção. São mil lembranças: a TAM, hoje Latam, nasceu em Marília: Transportes Aéreos Maríl

Lançamento de livro: Educação e Sociedade

Lançamento de livro: Educação e Sociedade

O livro Educação e Sociedade do professor Vinício Carrilho Martinez (UFSCar/SP) está disponível para aquisição na plataforma da Amazon, como um trab

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)