Segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 11h16
As doenças sexualmente transmissíveis - DST são consideradas em nível mundial como um dos mais graves problemas de saúde pública. Uma das DSTs que mais chama atenção pela sua gravidade e potencial de disseminação é a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana – HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida–Aids (Ministério da Saúde). Dentre os principais fatores de vulnerabilidade as DSTs e ao HIV estão: a falta de conhecimento sobre as formas de transmissão e proteção; o uso inconsistente ou a falta de uso de preservativos; e a multiplicidade de parceiros sexuais.
Em Porto Velho, o intenso fluxo migratório e incremento populacional causado pela construção das duas usinas hidrelétricas sobre o rio Madeira, vem modificando a estrutura socioambiental local e potencializando fatores de risco, com a possibilidade de introdução e disseminação de doenças e agravos à saúde da população, por exemplo, a Aids .
Diante desta perspectiva, a secretaria municipal de Saúde - Semusa vem desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção para o HIV/Aids e outras DSTs, dirigidas à populações específicas e em geral. Estão sendo realizadas campanhas de massa, intervenções educativas, garantia de direitos humanos, acesso ao diagnóstico do HIV em 100% das unidades de saúde da rede pública municipal e implantação do Teste Rápido em 12 unidades. Além de contar com um Serviço de Atendimento Especializado - SAE para o tratamento e assistência dos portadores de HIV/Aids. O SAE conta com equipe multiprofissional composta por cinco médicos infectologistas, 1 ginecologista, 1 pediatra, 2 enfermeiros, 1 psicólogo, 1 assistente social, 1 nutricionistas, 2 odontólogos, 2 farmacêuticas, dentre outros profissionais, além de contar com uma Unidade de Dispensação de Medicamento – UDM. Importante ressaltar, parcerias com Organizações da Sociedade Civil - OSC. E em 2010, o Ministério da Saúde classificou o serviço ambulatorial em Aids ofertado pela prefeitura de Porto Velho, como padrão ouro, recebendo, portanto o prêmio “GOLD”.
Prevenção
Considerando que o uso do preservativo é o método mais eficaz na prevenção de muitas das DST, a Semusa vem trabalhando com objetivo de difundir a idéia do uso do preservativo, ampliando o fácil acesso do usuário a este insumo de prevenção, disponibilizando-o em toda a rede de saúde assim como em outras instituições públicas e privadas, priorizando populações vulneráveis tais como os canteiros de obras e bordeis.
Com esta estratégia houve significativo aumento na oferta de preservativos masculinos, passando de 500.000 no ano de 2008 para mais de 2.500.000 em 2011. “No período de 2006 a 2011, observamos que a taxa de detecção mais alta de Aids se deu no ano de 2007, e a menor, no ano de 2011, mostrando uma constante tendência de redução, mesmo no período em que o município passa por uma grande vulnerabilidade” enfatizou o secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel .
Fonte: SINAN/SEMUSA/DVEA, dados acessados em dezembro de 2011, sujeitos a revisão.
Tuberculose
A tuberculose continua sendo um sério problema de saúde mundial, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.
A incidência da tuberculose segundo diagnóstico anual no município de Porto Velho, vem mostrando uma linha de tendência decrescente de 2000 a 2006. No ano de 2007 a incidência foi de 38,9/100.000 habitantes, em 2008 33,4/100.000 habitantes e 2009 39,6/100.000 habitantes.
Fonte: SINAN/DEVEA/SEMUSA/dados acessados em 02/02/2012.
Segundo o secretário Williames Pimentel, mesmo com estes resultados, o município de Porto Velho apresenta uma melhora gradativa na oferta de diagnóstico e tratamento, que atualmente está disponível em todas as unidades de saúde municipais, tanto da zona urbana quanto da zona rural. “Outro fator importante, tem relação com a quantidade de capacitações ofertadas para profissionais de saúde, inclusive com a implantação no município do Tratamento Diretamente Observado – TODO. Aliada a estas ações, o município investe muito em ações educativas e descentralizadoras de atenção ao controle da tuberculose na rede municipal. A principal meta da Semusa hoje, é a busca ativa de casos, realizada pela Estratégia Saúde da Família”, finalizou Pimentel.
Fonte: Nara Vargas
Fotos: Frank Néry, Quintela
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis