Sexta-feira, 4 de novembro de 2011 - 07h09
Pelo menos 82% da população brasileira consome gorduras saturadas acima da quantidade ideal, por dia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ultrapassar a quantidade ideal de 7% de ingestão total diária pode significar um grande risco à saúde - segundo especialistas - uma vez que a probabilidade de causar entupimentos das artérias aumenta consideravelmente e pode levar ao colesterol alto, arterosclerose, doença coronária no coração e AVC.
As gorduras saturadas são encontradas em alimentos derivados de animais, comidas industrializadas e frituras. Enquanto que as gorduras não saturadas podem ser encontradas em azeite, peixe, nozes e outros alimentos que fazem bem a sáude e são necessários em à diéta saudável.
A hipertensão é uma das maiores causas de morte no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma pessoa morre a cada dois minutos no país de eventos cardiovasculares, como o derrame, o infarto e o aneurisma. Para esclarecer sobre esse e outros temas relacionados à Hipertensão, começa hoje, 04 de Novembro de 2011, o 3º Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).
O encontro, que pretende reunir médicos, profissionais da área da saúde e estudantes, ocorre sexta-feira e sábado (04 e 05 de Novembro) de 8h30 às 12h e a tarde, das 14h às 18h, no auditório da Uniron, no Porto Velho Shopping. Ao final, acontecerá uma degustação de queijos e vinhos e apresentação de música ao vivo, para os participantes.“A hipertensão é uma doença muito prevalente na sociedade, e com a participação dos profissionais da saúde em reciclagens, o médico consegue levar ao paciente o conhecimento mais atualizado sobre o assunto, tornando-se assim, um multiplicador da informação”, explica o organizador e presidente do evento, o Cardiologista Dr. João Gemelli.
As palestras incluem temas como Conceito e quadro clínico de HAS; Diretrizes sobre HAS; Emergências Hipertensivas; Métodos de Imagem; Mudanças no Estilo de Vida; e outros, além de mesas redondas e conferências.
Para o palestrante de Brasília, Médico Radiologista Cardiovascular, Dr. Luiz Quaglia, com as novas tecnologias é possível detectar as pessoas com maiores riscos de eventos cardiovasculares e seus possíveis entupimentos. “A revolução que vem acontecendo no desenvolvimento de tecnologias para o diagnóstico, também é de suma importância para a melhoria nos tratamento”, afirma Quaglia. Hoje, Porto Velho e região têm a disposição uma avançada tecnologia para o diagnóstico não invasivo das artérias: a Tomografia Cardíaca do Daia Medicina Diagnóstica, uma realidade que proporciona um maior conforto aos pacientes.
A participação do Dr. Luiz Quaglia no evento é patrocinada pelo Daia, com o intuito de trazer ao Estado a chance de aumentar a participação em temas relevantes para o cenário da medicina diagnóstica e ao mesmo tempo contribuir para reforçar a importância da prevenção para saúde, mostrando também como as novas tecnologias podem ser aliadas neste processo.
O Daia realiza atendimentos particulares e através de convênios, com mais de mil exames em um só lugar. O agendamento de exames no Daia pode ser feito pela central de atendimento no telefone (69) 2182 0100, ou pelo site www.daiadiagnostica.com.br.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone (69) 3224 2626. Mais informações pelo site www.clinicagemelli.com.br.
Fonte: Comunica
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis