Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 - 06h21
Noventa e oito postos de vacinação distribuídos pelos bairros da cidade serão utilizados pela Prefeitura de Porto Velho na Campanha Antirrábica que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A estimativa é de que sejam imunizados cerca de 60 mil animais entre cães e gatos. Na última campanha realizada em 2010, foram imunizados 47 mil animais.
A campanha será deflagrada no dia 24 de março é devem ser mobilizados perto de 400 profissionais. A vacinação iniciará às 08h e está prevista para encerrar às 17h30. “É importante que os donos levem seus animais até o posto de vacinação mais próximo de sua casa porque, este ano, em hipótese alguma serão disponibilizadas doses para a vacinação ser feita em casa”, disse o médico veterinário, Bruno Gondim Sadeck, do Centro de Controle de Zoonoses, da Semusa.
O veterinário alertou ainda a população, para que os animais sejam conduzidos de forma segura. “Assim o dono e quem for aplicar a vacina não correrão riscos. E de preferência, que o animal seja levado por um adulto”, disse.
Desde o ano de 2007, não há casos de raiva registrados em animais na capital rondoniense. Em humanos, a doença não se manifesta, na capital, há quase 10 anos, no entanto, o veterinário do Centro de Zoonoses de Porto Velho considera de extrema importância a aplicação da vacina e convoca todas as pessoas que criam cães ou gatos a procurar os postos de para vacinar os animais domésticos.
“Apesar de há cerca de cinco anos não ter sido registrado nenhum caso de raiva canina no município, é importante que se esclareça que o vírus da doença circula na região, principalmente em morcegos e bovinos. Por isso é importante que o anima seja vacinado para que seja protegido. Além disso, há o intervalo de um ano que não se realiza a vacinação, por conta da campanha do ano passado que foi suspensa. A imunização tem validade de um ano. Então, os animais que foram imunizados no ano retrasado, precisam ser vacinados novamente”, explicou.
No ano passado, o Ministério da Saúde cancelou a Campanha de Vacinação Antirrábica em função de algumas mortes de animais provocadas pela vacina, ocorridas em vários Estados brasileiros. No entanto, o veterinário tranquiliza os donos dos animais com relação a vacina. Para a campanha deste ano foram fabricadas novas doses.
Fonte: Joel Elias
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu