Quarta-feira, 19 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Campanha Antirrábica: Prefeitura estima vacinar 60 mil cães


Noventa e oito postos de vacinação distribuídos pelos bairros da cidade serão utilizados pela Prefeitura de Porto Velho na Campanha Antirrábica que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A estimativa é de que sejam imunizados cerca de 60 mil animais entre cães e gatos. Na última campanha realizada em 2010, foram imunizados 47 mil animais.

A campanha será deflagrada no dia 24 de março é devem ser mobilizados perto de 400 profissionais. A vacinação iniciará às 08h e está prevista para encerrar às 17h30. “É importante que os donos levem seus animais até o posto de vacinação mais próximo de sua casa porque, este ano, em hipótese alguma serão disponibilizadas doses para a vacinação ser feita em casa”, disse o médico veterinário, Bruno Gondim Sadeck, do Centro de Controle de Zoonoses, da Semusa.

O veterinário alertou ainda a população, para que os animais sejam conduzidos de forma segura. “Assim o dono e quem for aplicar a vacina não correrão riscos. E de preferência, que o animal seja levado por um adulto”, disse.

Desde o ano de 2007, não há casos de raiva registrados em animais na capital rondoniense. Em humanos, a doença não se manifesta, na capital, há quase 10 anos, no entanto, o veterinário do Centro de Zoonoses de Porto Velho considera de extrema importância a aplicação da vacina e convoca todas as pessoas que criam cães ou gatos a procurar os postos de para vacinar os animais domésticos.

“Apesar de há cerca de cinco anos não ter sido registrado nenhum caso de raiva canina no município, é importante que se esclareça que o vírus da doença circula na região, principalmente em morcegos e bovinos. Por isso é importante que o anima seja vacinado para que seja protegido. Além disso, há o intervalo de um ano que não se realiza a vacinação, por conta da campanha do ano passado que foi suspensa. A imunização tem validade de um ano. Então, os animais que foram imunizados no ano retrasado, precisam ser vacinados novamente”, explicou.

No ano passado, o Ministério da Saúde cancelou a Campanha de Vacinação Antirrábica em função de algumas mortes de animais provocadas pela vacina, ocorridas em vários Estados brasileiros. No entanto, o veterinário tranquiliza os donos dos animais com relação a vacina. Para a campanha deste ano foram fabricadas novas doses.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Após atuação no TCE, Cemetron passa por maior reforma de sua história e amplia acesso à saúde em Rondônia

Após atuação no TCE, Cemetron passa por maior reforma de sua história e amplia acesso à saúde em Rondônia

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) gerou mudanças na saúde pública de Rondônia. Por meio de fiscalizações estratégicas, o TCE tem i

Domingo de Fiscalização: TCE identifica melhora no atendimento em UPAs e Policlínicas de Porto Velho, mas falhas persistem

Domingo de Fiscalização: TCE identifica melhora no atendimento em UPAs e Policlínicas de Porto Velho, mas falhas persistem

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, neste domingo (16/3), uma nova fiscalização nas UPAs e nas Policlínicas Ana Adelaide e

Agevisa parabeniza Hospital Central

Agevisa parabeniza Hospital Central

Na semana passada, A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) entregou uma placa ao Hospital Central para parabenizar a conceituada instit

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população

Um dos casos mais recentes do trabalho cooperativa entre TCE e gestão pública ocorreu no Pronto-Socorro João Paulo II, o maior hospital de urgência e

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de março de 2025 | Porto Velho (RO)