Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 12h21
ETIENE GONÇALVES
Mulheres são mais conscientizadas com relação aos cuidados com a pele como forma preventiva de se tornar uma nova portadora da doença. Porém, os homens possuem maior incidência do Câncer da Pele (um em cada sete). Está foi a constatação divulgada ontem durante coletiva à empresa realizada em Ji-Paraná para apresentação dos dados relativos à 13ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no dia 26 de novembro na Santa Casa de Misericórdia.
Na primeira etapa foi realizado o diagnóstico clínico e estatístico dos 404 pacientes que procuraram atendimento. Segundo o coordenador estadual da campanha, o dermatologista Silmar Regis Camarini, houve o registro de 52 casos de câncer de Pele. “Estamos satisfeitos pelo fato que população que usa protetor solar subiu para 42%. Esse dado é um grande sinal de conscientização, já que na primeira campanha realizada em Ji-Paraná em 2006 apenas 7 % usavam”, informou. Apesar desse registro positivo, Camarini alerta que 50% dos casos já tiveram Câncer de Pele no passado. “Os pacientes que possuem a doença não usam o protetor no dia a dia. Isso é grave, pois pode se tornar um reincidente”, disse.
A dermatologista Alessandra Dalla Martha Camarini destacou que 18% dos casos já tiveram uma história de câncer anterior, alguns casos já tratados durante a campanha e apareceram com novas lesões. “O não hábito saudável de usar adequadamente a fotoproteção ou protetor favorece o retorno, bem como o surgimento da doença”, lembrou. Alessandra informou também que a região do corpo com maior índice é a cabeça, seguida dos troncos e membros.
TRATAMENTO
“Já percebemos que nosso trabalho está dando resultados. A conscientização das pessoas que nos procuram durante a campanha já não é mais assustadora, com isso, quem vem tem quase certeza de que já tem a doença. A partir de sábado estaremos realizando as biópsias e dando início ao tratamento gratuito dos casos na Santa Casa graças a uma parceria entre a Instituição, dermatologistas e SBD”, informou a presidente, Marta Kopper. Ela fez um agradecimento aos dermatologistas por terem implantado em Rondônia os atendimentos com o maior mutirão de saúde pública já realizada no mundo, a Campanha de prevenção ao Câncer de Pele, e pela continuidade do serviço, uma vez que a população muito se beneficia com este atendimento.
NACIONAL
Os resultados locais já foram encaminhados à SBD para que possa integrar o mapeamento dos casos de Câncer de Pele no Brasil a ser divulgado em breve. Os dados referentes a 2010 de todo o país, inclusive Rondônia, estão disponíveis no site www.sbd.org.br.
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis