Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 18h09
Quase sete mil exames para detecção precoce de câncer de próstata foram realizados pela Prefeitura de Porto Velho este ano. Os números são da Policlínica Rafael Vaz e Silva com base nos exames de PSA (antígeno prostático-específico) feitos pelo laboratório da unidade de saúde. De 1º de janeiro até esta terça-feira, 18, já haviam sido feitos 6.842 exames para o diagnóstico precoce da doença.
Pelos números divulgados, agosto foi o mês com maior número de realização de exames. Foram 904 no total, seguido dos meses de setembro, abril e julho com 853, 771 e 721 exames, respectivamente. Em junho foram 667 exames; em maio, 687; em março, 662; e em janeiro, 468 diagnósticos. Outubro, que ainda está em aberto, o número de exames já soma 365. O PSA é um exame de sangue que mede níveis de uma substância relacionada a alterações presentes na próstata.
Na maioria das vezes, quando alto, significa que houve uma alteração maligna das células dessa glândula. Porém, quando os níveis estão levemente alterados, pode ser devido a qualquer outra alteração da próstata, inclusive um toque retal recente. Por outro lado, alguns pacientes com câncer de próstata não tem esse exame alterado. “A coleta do material para a realização do exame é feita nas unidades de saúde dos bairros. Todos os dias o carro coletor passa por essas unidades e traz a mostra de sangue da pessoa que solicitou o exame para o laboratório onde é feito o diagnóstico precoce. Daqui o resultado é enviado para a unidade de saúde de origem”, explicou o farmacêutico Francisco André, do laboratório da Policlínica Rafael Vaz e Silva.
Prevenção
A freqüência do câncer de próstata aumentou de forma explosiva nos últimos anos, representando, atualmente, o câncer que mais freqüentemente acomete o homem. Sua incidência aumenta com a idade atingindo quase 50 % dos indivíduos com 80 anos. Todavia, sua evolução é lenta e a grande maioria de seus portadores, provavelmente, falecerão de outros motivos que não o câncer de próstata.
A busca do diagnóstico precoce, visando um tratamento curativo, adiantou Francisco André, é de fundamental importância e deve ser realizada através de exame preventivo, anual, em todos os homens a partir de 45 anos de idade, independente de apresentarem ou não sintomas. Naqueles que possuem história de incidência de câncer de próstata na família, o exame preventivo deverá ser iniciado aos 40 anos.
Detecção precoce ou screening para um tipo de câncer é o processo de procurar um determinado tipo de câncer na sua fase inicial, antes mesmo que ele cause algum tipo de sintoma. Em alguns tipos de câncer, o médico pode avaliar qual grupo de pessoas corre mais risco de desenvolver um tipo específico de câncer por causa de sua história familiar, por causa das doenças que já teve ou por causa dos hábitos que tem, como fumar, consumir bebidas alcoólicas ou comer dieta rica em gorduras.
Saúde do Homem
A disponibilidade do exame de PSA em todas as unidades de saúde do município faz parte do programa Saúde do Homem, implantado pelo prefeito Roberto Sobrinho, em 2010. O programa visa reduzir as causas de morbidade, mortalidade e atua nos aspectos socioculturais, como o preconceito em relação aos exames para detectar câncer de próstata. A intenção é fazer com que os homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano, além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida à esse público.
Para o secretário de saúde do município, Williames Pimentel, o programa é importante para conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar de sua saúde. “Os homens devem ter em mente, que é preciso manter uma rotina para prevenir qualquer tipo de doença, como por exemplo, fazer os exames periódicos. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento de qualquer tipo de doença e o Programa Saúde do Homem, oferece essa oportunidade”, afirmou.
Fonte: Joel Elias
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis