Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Confirmados 14 casos de H1N1 entre indígenas de Feijó


Quatorze casos da gripe H1N1 foram confirmados entre indígenas da etnia Kaxinawá, no município de Feijó, pelo Instituto Evandro Chagas. A Secretaria Estadual de Saúde já informou ao Ministério da Saúde (MS) que envia, na próxima semana, equipes para acompanhar a situação. O instituto foi solicitado pelo governador Tião Viana para identificar as causas dos agravos na população indígena da região.

O Instituto Evandro Chagas recolheu, no dia 22 de março, 31 amostras entre a população indígena. A responsabilidade sobre a saúde indígena é do Ministério da Saúde, através de uma secretaria específica. “O papel do governo do estado é ser solidário e apoiar no que for necessário. Nós estamos à disposição do Ministério para o que for preciso e já tomamos as medidas necessárias em relação ao hospital de Feijó para o atendimento dos casos”, disse a secretária estadual de Saúde, Suely Melo.

Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica em Saúde, Izanelda Magalhães, o Estado já tomou todas as medidas necessárias, abastecendo o hospital com a medicação necessária, material de coleta e equipamentos de proteção individual.

“No ano passado todos os hospitais do estado passaram por capacitações para triagem e diagnóstico da H1N1 e já emitimos um alerta epidemiológico para o município de Feijó”, explicou.

A H1N1 é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A. Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Para evitar a contaminação é necessário não permanecer em ambientes fechados, lavar as mãos e manter as condições de higiene.

Fonte: Tatiana Campos
Agência de Notias do Acre

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)