Quinta-feira, 7 de julho de 2011 - 16h58
Com o objetivo de elevar o padrão de qualidade e eficiência dos trabalhadores de enfermagem que atuam nos serviços públicos de saúde do Estado de Rondônia, o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), inicia no dia 22 de julho a 2º Fase do Curso de Qualificação e Capacitação dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia/ENFRO. Nessa 1º Etapa de realização do programa será oportunizado o curso de ATCN/ATLS- Suporte Avançando no Trauma, os cursos que serão oferecidos gratuitamente aos profissionais abrangerá nessa 1º Etapa a qualificação de 32 enfermeiros da rede pública de Porto Velho. A primeira turma recebe a formação nos dias 22 e 23 de julho e a segunda nos dias 24 e 25 de julho.
O curso compreende a urgência e a emergência voltada para o atendimento ao paciente traumatizado, fato muito comum nos serviços prestados nas policlínicas e Pronto Socorro da rede pública da capital e nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação tem como finalidade à melhoria do atendimento, à baixa e média complexidade.
Nos módulos os profissionais terão a imersão com 20 horas divididas em dois dias de atividades; possuindo aulas teóricas interativas e atividades práticas com manequins artificiais e humanos simulados. A realização dos cursos acontecerá na Escola Técnica e Profissionalizante Simone Araújo.
Para o coordenador do ENFRO, Jorge Filho, a realização de mais uma fase do programa demonstra a credibilidade do Coren-RO para com os profissionais de enfermagem do Estado, no que visa na contribuição e formação continuada desses profissionais.
“Esta é uma forma de valorização do profissional da saúde com resultados que vão além dos recursos humanos, pois a capacitação tem um custo benefício surpreendente para o sistema público de atendimento a saúde. O valor do investimento está agregado na melhoria do serviço e na auto-estima do profissional”. Argumentou o coordenador.
O presidente do Coren-RO, Diogo do Casal, afirma que o Conselho está cumprindo com os seus deveres perante a categoria, a exemplo disso está o investimento no fortalecimento da enfermagem rondoniense, através de cursos como estes que servem ainda para mostrar aonde são aplicadas as anuidades pagas pelos profissionais.
Fonte: Juliana Santos
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu