Segunda-feira, 21 de novembro de 2022 - 17h31
Agentes comunitários de saúde e agentes de endemias da Prefeitura de Porto Velho iniciaram nesta segunda-feira (21) o curso “Agravos Imunopreveníveis de Interesse em Saúde Pública na Amazônia”, oferecido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Faculdade Uniron do Porto Velho Shopping.
“Essa oportunidade vai trazer diversos benefícios para nós durante o dia a dia do nosso trabalho. O que vamos aprender aqui, com certeza, quem vai ganhar é a nossa população”, explicou a agente comunitária de saúde, Maria Isaura.
A capacitação faz parte do “Projeto Ciência, Saúde e Solidariedade no Enfrentamento à covid-19”, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID) e ONG Palladium International/NPI Exapandi.
Alunos recebem EPI, material informativo para consulta e aparelhos de oximetria“A Fiocruz tem desenvolvido ao longo dos dois últimos anos ações de combate e enfrentamento à covid-19. Já encerramos um projeto e iniciamos esse agora com o propósito de aumentar a capacidade de testagem dos municípios, tendo em vista esse momento de aumento de novos casos de covid-19 no país”, destacou o coordenador de campo da Fiocruz, Sully Sampaio.
A oportunidade de preparo dos profissionais de saúde é fruto do compromisso firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o Conselho de Secretarias Municipal de Saúde (Cosems), em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), Fiocruz Amazônia e Fiocruz Rondônia.
“Essa parceria surgiu no mês de julho durante um seminário da Cosems aqui em Porto Velho, quando a Fiocruz enviou um representante para demonstrar os municípios escolhidos do estado de Rondônia para receber essa capacitação, e nessa oportunidade a Semusa assinou a adesão”, explicou Oseane Marques, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Semusa.
Entre os temas abordados estão a Política e o Programa Nacional de Imunização (PNI), conceitos e mecanismos de atuação das vacinas, fundamentos biológicos da imunidade adquirida pela vacinação e formas de diagnóstico com RT-PCR, Teste Rápido de Anticorpos e Teste Rápido de Antígenos para detecção de covid-19.
Além da teoria e prática, os agentes receberão equipamentos de proteção individual, material informativo para consulta e aparelhos de oximetria, que servem para medir a saturação de oxigênio e a frequência cardíaca.
Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil
A partir desta segunda-feira (11), pesquisadores a serviço do Ministério da Saúde darão início à coleta de dados para uma nova fase do maior estudo
Semusa alerta população para aumento de casos de Covid-19 em Porto Velho
Veja a reportagem:
Vacina bivalente contra a covid-19 começou a ser aplicada em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou hoje a vacinação bivalente contra a covid-19 em idosos acima d
Porto Velho inicia vacinação bivalente para idosos a partir de 60 anos na segunda-feira (27)
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia na segunda-feira (27) a vacinação bivalente contra a covid-19