Terça-feira, 16 de junho de 2020 - 15h34
O Ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, realizou uma visita nesta segunda-feira (16) a Porto Velho. Ele esteve em Rondônia para unificar as estratégias e ampliar o atendimento aos pacientes da Covid-19. A deputada federal Mariana Carvalho participou da reunião técnica com o Ministro no Palácio do Governo. Durante o encontro, Pazuello ouviu as demandas do Estado e da Prefeitura de Porto Velho, e alinhou ações conjuntas para ampliar o combate ao novo coronavírus.
“Reforcei os pedidos que já havia feito na semana passada durante audiência da Câmara e que tenho apresentado ao Ministério desde o começo da pandemia, por meio de ações na Comissão Externa de Enfrentamento ao Coronavírus, da qual faço parte, e em gestões junto ao governo e municípios”, destacou a deputada, após o encontro.
Desde fevereiro, a parlamentar tem trabalhado para minimizar os efeitos da pandemia em Rondônia e no Brasil. Quando o país registrou os primeiros casos de infecção, a deputada já cobrava o governo para que tomasse medidas de enfrentamento nas áreas da saúde e economia. Também é de autoria de Mariana algumas leis já aprovadas e outras propostas em análise que visam combater os efeitos da pandemia.
“Como já havia levado ao conhecimento do Ministro, em Rondônia, precisamos de equipamentos, medicamentos e médicos. Contamos neste momento com a sensibilidade do Ministério e da ajuda necessária ao Estado”, destacou a parlamentar.
MARIANA JÁ CONSEGUIU RESPIRADORES PARA OS MUNICÍPIOS
Na semana passada, o ministério disponibilizou 38 novos respiradores para atender os pacientes da Covid-19 nos municípios de Rondônia em atendimento a pedido feito pela deputada e pelo senador Marcos Rogério. “Foi uma importante medida e o Ministério tem trabalhado muito para nos atender. A verdade é que a situação é grave e precisamos de muito mais”, reforçou a deputada.
Em pedido formal feito ao Ministério, a deputada apresentou a necessidade de reforço para Porto Velho com 250 mil unidades de Azitromicina 500 mg., 200 mil Ivermectina g.; e 600 mil de Hidroxicloroquina. Conforme destacou, Rondônia necessita de pelo menos mais 50 médicos intensivistas; 250 Bombas infusoras; 70 Monitores multiparamétricos; 10 mil ampolas de 2mL de 2mg/mL de Pancurônio Brometo; 5 mil ampolas de 50 mG/5mL de Rocurônio; e, pelo menos, mais 30 Ventiladores pulmonares mecânicos.
Os equipamentos são fundamentais para equipar a rede de saúde, inclusive para o pleno funcionamento do Hospital Regina Pacis, adquirido pelo estado para funcionar como hospital de campanha para os casos de Covid-19.
A necessidade de um hospital de campanha, inclusive, tem sido demonstrada pela deputada desde o início do mês de março, quando esteve nos Ministérios da Saúde e da Infraestrutura para apresentar o pedido. Desde então, a parlamentar tem dialogado com os Governos Estadual e Federal para que o hospital de campanha se torne realidade.
Com a decisão da gestão estadual de adquirir um hospital pronto (o Regina Pacis), a parlamentar continua intercedendo por ajuda junto ao governo federal para que este seja equipado e passe a funcionar plenamente o quanto antes.
“O que tenho dito ao Ministro é que precisamos dos equipamentos, dos remédios e de médicos especialistas para trabalhar, principalmente nas UTIs. O Estado não tem e hoje a demanda é tão grande que até para comprar ou contratar há uma grande dificuldade. Por isso, essa ajuda é indispensável. Até aqui o Ministério está bastante atento e deixo meu agradecimento ao Ministro Pazuello; ao Secretário Executivo, Airton Cascavel; e toda equipe do Ministério pela visita e atenção a Rondônia, como eu já havia solicitado. Agora aguardamos os
resultados dessa visita, que, acredito eu, chegarão rapidamente”, concluiu a deputada.
Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil
A partir desta segunda-feira (11), pesquisadores a serviço do Ministério da Saúde darão início à coleta de dados para uma nova fase do maior estudo
Semusa alerta população para aumento de casos de Covid-19 em Porto Velho
Veja a reportagem:
Vacina bivalente contra a covid-19 começou a ser aplicada em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou hoje a vacinação bivalente contra a covid-19 em idosos acima d
Porto Velho inicia vacinação bivalente para idosos a partir de 60 anos na segunda-feira (27)
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia na segunda-feira (27) a vacinação bivalente contra a covid-19