Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Coronavírus

Ji-Paraná teve 1.638 pessoas que passaram pelo drive thru de testagem contra a covid-19; 452 com diagnóstico positivo


O drive thru de testagem de covid-19 começou às 8h e encerrou às 16h - Gente de Opinião
O drive thru de testagem de covid-19 começou às 8h e encerrou às 16h

O drive thru de testagem rápida para detecção da covid-19, realizado pelo Governo de Rondônia em parceria com Prefeitura de Ji-Paraná, começou com uma hora de antecedência, às 8h no antigo posto Vitória I, com objetivo de atender o volume maior de pessoas, e com isso, frear a transmissão do coronavirus. A previsão inicial era de 1.200 testes, volume que saltou para 1.638 pessoas que passaram pela testagem de rápida, com cerca de 452 diagnóstico positivo para o covid-19.

Todos os pacientes positivados passaram por consultas médicas, receberam medicação, atestados e foram orientados pelas equipes de profissionais com a intenção maior de se quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Toda a ação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) como forma de fortalecer e ampliar a estratégia para conter o avanço da doença no Estado.

“Essa parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná mostra que a união faz a força, prova disso, que trouxemos para cidade um serviço de excelência na saúde, mostrando para população, que podemos combater esse vírus, e que o Governo do Estado está unido com povo e com a Prefeitura de Ji-Paraná”, destacou o vice-governador José Jodan.

“Estamos extremamente felizes com essa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Ji-Paraná na realização desse drive thru de testagem de covid-19 em nossa cidade. Infelizmente tivemos vários casos positivos, algo que nos preocupa bastante, mas com uma grande certeza de que todas essas famílias serão amparadas e cuidadas. Somos gratos, mais uma vez por tudo o que o Governo do Estado está fazendo e vai fazer por nossa cidade”, agradece o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca.

Mais de 135 profissionais da Sesau, Semusa e Faculdades estiveram envolvidos na ação

O drive thru realizado em Ji-Paraná reuniu 80 profissionais da Semusa, 15 da Sesau, 30 estagiários voluntários dos cursos de enfermagem, ciências contábeis e administração das Faculdades São Lucas e Estácio/Unijipa. Além das equipes da Policia Militar (PMRO), Juventude Voluntária da Sejucel, Corpo de Bombeiros (CBM), Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN) e Autarquia Municipal de Trânsito de Ji-Paraná (AMT).

A zeladora Onice Gonçalves Tortona participou da 25ª edição de drive thru para testagem rápida da covid-19. “Eu já tomei a três doses da vacina, e mesmo assim, me prontifiquei a estar aqui para fazer o teste. O resultado é imediato, e já somos orientados pelo equipe médica sobre o que fazer. Se der positivo, é claro que torço para que não dê, já vamos sair com a medicação e sabendo o que devemos fazer”, explicou Onice.

Na testagem, o método utilizado tem sido o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção, com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade.
Ji-Paraná conta mais de 185 mil doses aplicadas em 86% da população. O maior índice de infecção, segundo a Semusa, é entre as pessoas que não tomaram a segunda dose e a dose de reforço.

“Temos trabalhado todos os dias para reduzir esses indicadores de covid-19, seja com campanhas educativas ou com vacinação e testagem em ação conjunta como Governo do Estado. Quando não tem drive thru de testagem tem de vacinação, seja aqui ou nas unidades básicas de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, ressaltou Wanessa Oliveira, secretária Municipal de Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, reforçou o trabalho feito em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná e com outros municípios em Rondônia. “A realização dos testes hoje serve para quebrar a cadeia de transmissão da covid-19. É orientar a população quanto ao diagnóstico do vírus e quanto aos cuidados necessários para se cuidar. Teve algum sintoma, contato com alguém infectado ou simplesmente quer tirar a dúvida, esteja aqui”, destaca o secretário.

Ao todo, já foram 24 edições de drive thru realizadas no Estado,contemplando os municípios de Guajará-Mirim, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji Paraná Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura, Buritis, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Alvorada D’Oeste, Cerejeiras e Vilhena.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil

Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil

A partir desta segunda-feira (11), pesquisadores a serviço do Ministério da Saúde darão início à coleta de dados para uma nova fase do maior estudo

Vacina bivalente contra a covid-19 começou a ser aplicada em Porto Velho

Vacina bivalente contra a covid-19 começou a ser aplicada em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou hoje a vacinação bivalente contra a covid-19 em idosos acima d

Porto Velho inicia vacinação bivalente para idosos a partir de 60 anos na segunda-feira (27)

Porto Velho inicia vacinação bivalente para idosos a partir de 60 anos na segunda-feira (27)

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia na segunda-feira (27) a vacinação bivalente contra a covid-19

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)