Segunda-feira, 13 de abril de 2020 - 20h16
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu início nessa segunda-feira (13), ao Plano contingencial para enfrentamento do coronavírus (Covid-19), que está sendo realizado pelo programa “Consultório de Rua”, voltado às pessoas em situação de rua.
Com o intuito de aplacar os riscos para essa parcela da população, que enfrenta maior vulnerabilidade em desenvolver quadros graves de coronavírus, a equipe multiprofissional esteve percorrendo vários bairros de Porto Velho para realizar atendimentos por meio de uma equipe composta por médica, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, psicólogo, assistente social e administrativo.
De acordo com a médica Larissa Moraes, o plano contingencial vem para maximizar os serviços e levar maiores informações para as pessoas em situação de rua.
“Essas pessoas possuem uma saúde fragilizada, estamos realizando hoje testes de tuberculose, pegando resultado de exames, distribuindo os medicamentos, também estamos realizando o rastreamento das pessoas com síndrome gripal, seguindo as orientações do plano de contingência. Além disso estamos realizando todo o trabalho de informações para a proteção contra o coronavírus”, disse a médica.
Recebendo o atendimento da equipe, Jesus Marcos explicou que é muito importante o trabalho realizado, pois permite um maior apoio neste momento.
“É importante este trabalho, pois mesmo sendo usuários e vivendo neste lugar a prefeitura lembra da gente, a sociedade nos trata como excluídos, mas é bom saber que a prefeitura vem sempre saber como nós estamos”, disse.
Além dos atendimentos médicos as equipes que trabalham de segunda a sexta no turno da manhã e tarde, realizaram a entrega de preservativos, kit de higiene pessoal e medicamentos aos moradores.
Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil
A partir desta segunda-feira (11), pesquisadores a serviço do Ministério da Saúde darão início à coleta de dados para uma nova fase do maior estudo
Semusa alerta população para aumento de casos de Covid-19 em Porto Velho
Veja a reportagem:
Vacina bivalente contra a covid-19 começou a ser aplicada em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou hoje a vacinação bivalente contra a covid-19 em idosos acima d
Porto Velho inicia vacinação bivalente para idosos a partir de 60 anos na segunda-feira (27)
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia na segunda-feira (27) a vacinação bivalente contra a covid-19