A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), mantém o serviço de monitoramento das pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e passaram por triagem pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS, a vigilância epidemiológica.
De acordo com Ivonete Ferreira, gerente da Vigilância Epidemiológica da Semusa, o objetivo é conhecer o estado clínico do paciente que está sendo tratado domiciliarmente e mapear as necessidades de cada caso para que sejam tomadas as devidas providências, até que o paciente esteja curado.
As principais dúvidas dos pacientes são sobre os medicamentos a serem prescritos pelo médico, o exame e o resultado. O trabalho de acompanhamento está sendo feito desde o início da pandemia e conta com uma equipe de mais de dez profissionais no Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), divididos em vários setores.
A Vigilância está executando ações de acompanhamento e mantendo a comunicação com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e autoridades da saúde para obter diretrizes de desdobramento para o combate da doença. O DVS garante que sejam notificados os casos confirmados, investigados e monitorados, para avaliação de risco, conforme Plano de Contingência Estadual e Estratégia de Gestão de Risco do Ministério da Saúde.
O Departamento está monitorando até que haja a cura da doença, encerrando todos os casos suspeitos, expedindo os resultados dos exames de PCR e teste rápido para os usuários que solicitam.
São realizados e divulgados diariamente o painel com as informações sobre o número de casos confirmados e óbitos. Outra ação é a de informar de imediato e orientar às Unidades de Saúde da Família, da zona rural e ribeirinha, os casos confirmados ocorridos nos respectivos distritos da área de cada USF.
O Departamento encaminha semanalmente ao banco de dados os casos, por bairros e na zona urbana e rural. São elaborados e divulgados boletins epidemiológicos com periodicidade semanal para atualização da situação epidemiológica para as ações de enfrentamento.
Diariamente é feito contato com as instituições hospitalares públicas e privadas para garantir a realização de todas as notificações dos pacientes internados. Também é realizado controle diário na rede hospitalar a fim de garantir que os casos de óbitos sejam inseridos no banco de dados.
Também é feita fiscalização e orientação junto as empresas de ônibus com salas no terminal rodoviário, quanto ao cumprimento dos decretos de Calamidade Pública (Estaduais e Municipais), relacionados ao transporte de passageiros em viagens intermunicipais.
Em caso de sintomas, o cidadão deve entrar em contato com o Call Center da Semusa pelo número: 0800 647 5225 para que receba as devidas orientações.
Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)