Segunda-feira, 18 de janeiro de 2021 - 09h16
A Deputada Federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) comemorou a decisão da Anvisa de liberar o uso emergencial das vacinas do Butantan (Coronavac) e Fiocruz.
A diretoria colegiada da Agência decidiu, neste domingo (17), pela autorização das vacinas, com base nos dados que comprovaram segurança e eficácia dos dois imunizantes.
A Parlamentar acompanhou o trabalho dos dois Institutos, realizou visitas técnicas a ambos e foi a relatora da Medida Provisória 994, que destinou R$ 2 bilhões para produção da vacina da Fiocruz em parceria com a AstraZeneca e Universidade de Oxford.
Confira abaixo a íntegra do comunicado feito pela Deputada, logo após a diretoria da Anvisa formar maioria favorável ao uso emergencial das vacinas:
Aprovado. O Brasil tem vacinas!
A Anvisa acaba de formar maioria favorável ao uso emergencial das vacinas do Butantan (Coronavac) e da Fiocruz (Oxford/Astrazeneca).
Essa autorização possibilita o início da vacinação nesta semana, como foi garantido pelo Ministério da Saúde.
A comprovação da eficácia e da segurança das duas vacinas garantiu a aprovação pela Anvisa.
Nossos institutos mostram mais uma vez a seriedade comprovada na produção de imunizantes para a população brasileira.
Acompanhei de perto o trabalho do Instituto Butantan e da FIOCRUZ desde o início da pandemia e a corrida para chegarmos a este momento que vivemos hoje.
Tive ainda a satisfação de relatar a Medida Provisória que destinou R$ 2 bilhões para a produção da Fiocruz.
Agora, a esperança se renova! Precisamos do início da vacinação e de nossa população protegida contra esse vírus. Os grupos de risco terão prioridade e esperamos que o mais rápido possível todos sejam vacinados.
A Anvisa como orgão técnico cumpriu seu importante papel, como já vinha fazendo desde o início da pandemia, com a conclusão da avaliação do uso emergencialb que se refere à única terapia anti-Covid com estudos clínicos que cumpriram todas as fases necessárias.
Como destacado pelos técnicos, os benefícios comprovados das vacinas superam quaisquer dúvidas que possam existir e não há outra alternativa terapêutica comprovada para prevenir a Covid-19. Portanto, são elas, as vacinas, que vão nos ajudar a vencer essa pandemia e superar esse triste capítulo da nossa história.
Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil
A partir desta segunda-feira (11), pesquisadores a serviço do Ministério da Saúde darão início à coleta de dados para uma nova fase do maior estudo
Semusa alerta população para aumento de casos de Covid-19 em Porto Velho
Veja a reportagem:
Vacina bivalente contra a covid-19 começou a ser aplicada em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou hoje a vacinação bivalente contra a covid-19 em idosos acima d
Porto Velho inicia vacinação bivalente para idosos a partir de 60 anos na segunda-feira (27)
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia na segunda-feira (27) a vacinação bivalente contra a covid-19