Terça-feira, 7 de abril de 2020 - 11h27
Segundo
projeção feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC), as vendas do comércio varejista na Páscoa deverão cair 31,6%
este ano, na comparação com a Semana Santa de 2019, devido a crise do
coronavírus. Isto representará R$ 738 milhões a menos no faturamento no varejo.
O estudo da CNC, revela ainda que o faturamento do varejo deve alcançar R$ 1,5
bilhão esse ano. No ano passado, ficou em R$ 2,3 bilhões. Para o presidente da
CNC, José Roberto Tadros “Os efeitos da pandemia de Covid-19 restringiram
dramaticamente o fluxo de consumidores nas lojas. Há registro de quedas de 35%
no comércio de rua e de 50% nos shopping centers ao longo do mês passado”.
Em
relatório de um estudo sobre os efeitos nas vendas de Páscoa, a CNC assinala
que“Esse cenário inimaginável, no início do ano, decorre basicamente das atuais
restrições ao consumo por conta do isolamento social que reduziu dramaticamente
o fluxo de consumidores nas lojas”. Além das medidas de isolamento social,
atingem as vendas do varejo na Páscoa efeitos secundários, na economia, da
pandemia do novo coronavírus, como “o dólar mais caro e a aversão ao crédito
para consumo de produtos não essenciais”.
Mudança de hábitos e aumento
da produção caseira de ovos
Por
outro lado, como os idosos são grupo de risco, os almoços e os presentes de
ovos de chocolate, que são uma tradição nesta época do ano, irão sofrer um
significativo abalo. Segundo pesquisa do Google com mil consumidores, 7 em cada
10 brasileiros mudarão seus hábitos nesta Páscoa- 12% deles devem deixar de
comprar chocolate e 9% não irão almoçar em família. Isto deve afetar a produção
industrial de ovos, porém, o recolhimento em casa aumenta a procura, as buscas
por termos como "receitas de ovos" e "como fazer ovos de
Páscoa". Entre os maiores fabricantes de ovos de chocolate, no entanto,
não há maiores apreensões. Segundo Sérgio Copetti, diretor da gaúcha Neugebauer, os
contratos para a Páscoa foram fechados antes das medidas de isolamento social e
que a preocupação maior agora é com a reposição dos produtos no supermercados,
que deve demorar mais que o normal. Até agora, porém, não houve impacto no
consumo". Nos supermercados, a expectativa é de que as vendas melhorem na
próxima semana. Com receio de encalhe alguns supermercados já fazem promoções e
descontos nos ovos de páscoa.
Fonte:
CNC, Uol e Usina de Ideias.
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