Segunda-feira, 15 de junho de 2020 - 12h01
Pacientes que estão com sintomas de covid-19 têm atendimento especial no postinho Cristo Rei: a unidade separou uma ala exclusiva para estes pacientes e faz acompanhamento remoto de cada um por meio do WhatsApp. Além de utilizar máscaras e todos os equipamentos de proteção, a equipe do posto de Saúde segue um protocolo rígido de cuidados que deixa claro a preocupação com os casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.
Tudo começa na recepção. De acordo com a enfermeira responsável pelos atendimentos, Andréa Norte, os pacientes já recebem orientações de prevenção ao vírus ao chegar na unidade. “Temos uma barreira na entrada do postinho, com profissionais a postos. Assim que o paciente chega, vemos quais são os sintomas que ele apresenta, em seguida, damos orientações de prevenção ao vírus, como manter o distanciamento social e usar máscara. Ele é encaminhado para a ala especial de covid-19. Então o paciente preenche uma ficha e é encaminhado para a consulta com o médico de plantão”, ressalta a enfermeira Andréa.
Ao analisar o paciente, o médico pode já receitar medicamentos, encaminhar para teste do novo coronavírus e dar orientações aos suspeitos de covid-19 para iniciar isolamento social. Os medicamentos receitados são retirados na Farmácia Municipal. Mais carregamentos de remédios, comprados pela Prefeitura, devem chegar nos próximos dias para atender a toda a demanda.
Para agilizar o monitoramento dos pacientes e manter contato mais individualizado com os pacientes que já passaram por consulta na unidade, um número de WhatsApp foi disponibilizado a estes suspeitos ou confirmados atendidos pelo postinho. Pelo aplicativo de mensagens, a equipe da unidade de Saúde avalia a evolução dos sintomas e resultados de exames. A controladora do postinho, Miriam dos Santos, explica que atualmente 40 pacientes que estavam sendo monitorados já foram descartados para a covid-19, enquanto outros 20 ainda estão em observação.
“Para nós é muito importante ter este contato com o paciente para poder ajudá-lo no tratamento da melhor maneira possível. Além disso, com esse método conseguimos atender todos de uma forma segura, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, de manter o maior distanciamento social possível. É esse o nosso objetivo: fazer um trabalho bem feito e com responsabilidade”, explica Miriam.
O método de acompanhar os pacientes por aplicativo de mensagens surgiu há quase um mês e tem surtido efeito positivo. Durante todo o dia, os pacientes mandam recados para a equipe da unidade, seja para tirar dúvidas ou para falar da Saúde. A forma de atendimento pela internet evita aglomerações e circulação de pessoas na unidade de Saúde.
Hoje a unidade de saúde Lírio Hoesel do bairro Cristo Rei atende é responsável por cerca de 20 mil pacientes de nove bairros da cidade: Bodanese, Moisés de Freitas, Jardim América, Maria Moura, Marcos Freire, Residencial União e Parque Cidade Jardim I e II. Junto da tecnologia e do bom atendimento individualizado, todos podem receber as orientações necessárias para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil
A partir desta segunda-feira (11), pesquisadores a serviço do Ministério da Saúde darão início à coleta de dados para uma nova fase do maior estudo
Semusa alerta população para aumento de casos de Covid-19 em Porto Velho
Veja a reportagem:
Vacina bivalente contra a covid-19 começou a ser aplicada em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou hoje a vacinação bivalente contra a covid-19 em idosos acima d
Porto Velho inicia vacinação bivalente para idosos a partir de 60 anos na segunda-feira (27)
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia na segunda-feira (27) a vacinação bivalente contra a covid-19