Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Curso de artes plásticas melhora autoestima de pacientes hipertensos e diabéticos


Com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes hipertensos e diabéticos que recebem tratamento médico na policlínica José Adelino da Silva, no bairro Ulysses Guimarães, zona Leste de Porto Velho, a prefeitura inseriu um grupo de idosos no projeto Arte de Todos. Por meio do curso de artes plásticas, sob a responsabilidade da Fundação Cultural Iaripuna, o Município pretende melhorar a autoestima do grupo, contribuindo para com o estado emocional dessas pessoas.

A coordenadora do Arte de Todos, Arlene Bastos (Leninha), declarou que a princípio, um grupo de 15 idosas, com idades entre 60 a 80 anos, moradoras dos bairros Ulysses Guimarães e Marcos Freire participam do curso que foi idealizado em parceria com a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) que atua na unidade de saúde José Adelino. “A arte pode ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de vida dessas pessoas, associada ao tratamento que estão recebendo”, observou.

Conforme a instrutora do curso, Maria José Saraiva, as idosas estão muito animadas e entusiasmadas com a nova experiência. “Muitas delas não são alfabetizadas e nunca haviam desenhado. Estão adorando a nova atividade e dizem que a arte ajuda a esquecer os problemas, inclusive a doença”, comentou. O curso começou no dia oito de maio e segundo Maria José, as alunas já demonstram habilidades técnicas com o pincel.

Na avaliação da instrutora, que há cinco anos trabalha no projeto da Fundação Iaripuna, a arte contribuiu de forma decisiva para melhorar a saúde física, mental e emocional. “A arte melhora a autoestima das pessoas e faz com que se sintam valorizadas e prestigiadas pela sociedade, ainda mais os idosos, que às vezes passam muito tempo sozinhos e sem ocupação”, disse.

As aulas do curso de artes plásticas para o grupo de idosas são ministradas todas as terças-feiras, das 8h às 10h30min, em uma das salas da Policlínica José Adelino. A ideia é formar novas turmas a cada dois meses. O mesmo curso é realizado no Centro de Convivência do Idoso.

Outros

Também através da Fundação Iaripuna, a prefeitura realiza curso de balé aos sábados, das 9h às 11 h, na sede da Associação São Tiago Maior, à Rua Mané Garrincha, bairro Socialista, na região Leste de Porto Velho. Cerca de 30 crianças, com idades entre 7 e 11 anos participam. No dia 4 de junho, às 8h30min, começará o curso de manicure e pedicure na Associação Carnavalesca Furacão da zona Sul. No dia seguinte, no mesmo local, terá início o curso de flores de garrafa peti.

Fonte:  Augusto José


 

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)