Segunda-feira, 21 de março de 2011 - 18h21
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) iniciou na manhã desta segunda-feira (21/03), no centro de treinamento Simone Araújo, curso de atenção ao Climatério e à Prevenção de Câncer do Colo Uterino e Mama, para sessenta enfermeiros do município. Segundo Williames Pimentel, secretário da Semusa, o curso faz parte do programa de qualificação dos profissionais de enfermagem da prefeitura.
A capacitação tem a parceria dos Conselhos Regional e Nacional de Enfermagem (Coren e Cofen). “Queremos com este curso agregar ainda mais conhecimento aos nossos profissionais, que poderão atender com maior qualidade e prestando um serviço adequado e eficaz”, ressaltou Pimentel.
Lincoln Uchôa, representante do Conselho Federal de Enfermagem, destacou que a atualização de profissionais de saúde, realizada pelo município serve de exemplo para todo o Brasil. “ Investir nos profissionais é garantir atendimento de qualidade”, disse.
O secretário Pimentel salientou que além dos cursos a prefeitura tem investido em campanhas objetivando a prevenção. “A campanha realizada pela prefeitura em dezembro do ano passado, teve a participação de 5 mil mulheres. “Com estas coletas foi possível detectar cento e quarenta lesões,sendo de baixa, média e alta gravidade, sendo possível diagnosticar a tempo os cânceres de colo uterino e mama e encaminhar para tratamento”, citou.
Ele acrescentou que mais do que investir em estrutura física é preciso investir em material humano. “Não basta só ter a estrutura é necessário profissionais qualificados”, finalizou. O curso terá a carga horária de 40 horas e será ministrado em duas turmas.
O secretário acrescentou que o aluno mais dedicado neste curso e no de Feridas ocorrido no ano passado receberá um prêmio da Semusa, na primeira semana de abril “ Uma forma de incentivar a participação deste funcionários nestas capacitações, pelo empenho em se atualizar e consequentemente em oferecer um serviço de qualidade”, finalizou.
Fonte: Meiry Santos
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis
Vilhena (RO) contará com nova Unidade Básica de Saúde de porte V
O município de Vilhena, em Rondônia, será beneficiado com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V, aprovada no Novo Programa de A