Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 - 14h48
Da Agência Brasil
Brasília – Profissionais de saúde que trabalham no combate ao câncer vão focar as ações para o Dia Mundial do Câncer, comemorado amanhã (4), na prevenção. O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos continua crescendo. Pelas estimativas, em 2030, o câncer causará a morte de 13,1 milhões de pessoas no mundo.
De acordo com a OMS, o número de casos de câncer poderia ser reduzido em mais de 30% evitando hábitos pouco saudáveis. Segundo a organização, o uso do tabaco, o consumo de álcool, os maus hábitos alimentares, a falta de atividade física e o índice de massa corporal elevado são os principais fatores de risco para o câncer. O uso do tabaco é o principal, responsável por 22% das mortes pela doença no mundo e por 71% das mortes por câncer de pulmão.
A coordenadora de oncologia clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), maior hospital oncológico da América Latina, doutora Pilar Estevez, disse que o Icesp ampliou as ações voltadas para prevenção. “É preciso conscientizar a população mais jovens, para que eles assumam hábitos saudáveis, reduzindo o câncer na vida adulta”, disse.
O Icesp recebe, anualmente, cerca de 14 mil novos casos de câncer, e todos os pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A médica acrescentou que “as pessoas devem estar conscientes de que a doença existe e é tratável. É importante que a população não tenha medo e, a qualquer suspeita, não deixe de procurar um médico”.
O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). O tema deste ano é Juntos É Possível. A intenção é incentivar a população a assumir suas responsabilidades na redução da incidência da doença.
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis