Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Envelhecimento causa alerta aos problemas com o peso


Excesso de peso é maior com o passar dos anos. Esse é o resultado da análise da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.

Homens com idade entre 35 a 45 anos chegam a ter 63% de Índice de Massa Corporal (IMC) – razão entre o peso e o quadrado da altura – maior ou superior a 25 Kg/m², ou seja, acima do peso ideal. Nas faixas etárias de 25 e 34 anos o número alcança 55%, e entre 18 e 24 anos são 29,4% da população masculina com problemas com o peso.

Entre as mulheres a situação é semelhante. Aquelas entre 18 e 24 anos, 25,4% estão acima do peso. De 25 a 34 anos de idade, são 39,9% das mulheres, e a população mais que dobra entre as brasileiras de 45 a 54 anos (55,9%).

Para o médico radiologista Jezreel Correa Costa o risco maior da falta de cuidados com o peso está nos problemas circulatórios. “Muitas pessoas acham que o peso está ligado apenas a estética, mas isso não é uma verdade. Pessoas que não cuidam do índice de massa corpórea podem sofrer com os diversos problemas que a gordura excessiva traz, como riscos cardíacos, diabetes, problemas respiratórios, entre outros”, cita ele.

O especialista explica que, para os que e enquadram na situação, alguns passos podem ser tomados para garantir tranquilidade com relação à saúde, como:

- Ir ao médico para buscar a avaliação do quadro clínico;

- Fazer exames de rotina regularmente;

- Melhorar a alimentação;

- Fazer exercícios físicos; e

- Abandonar maus hábitos, como bebida alcoólica e cigarros.

Exames de sangue e cardíacos são alguns das análises à saúde que podem ser realizados no Daia Medicina Diagnóstica em apenas uma manhã. Assim como exames mais detalhados que antes não poderiam ser feitos no Estado, como detalha o Gerente Executivo, Iscleiden Araújo. “O Daia foi pioneiro em Rondônia em trazer exames como a angiotomografia cardíaca, ainda exclusiva em todo o Estado. E agora que muitos exames de alta complexidade são cobertos pelos planos de saúde, como a própria angiotomografia cardíaca, essas facilidades ficaram ao alcance de muitos”.

O Daia contribui com a qualidade de vida de seus clientes com a disponibilização de mais de mil exames em um só lugar, com horários de atendimento diferenciados para muitos deles. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 19 horas e das 7h às 15h aos sábados, pela central de atendimento no telefone (69) 2182 0100, ou pelo site www.daiadiagnostica.com.br.

E também disponibiliza seus exames através dos convênios médicos Unimed, Ameron, Bradesco Saúde, Sulamérica, Sintero Saúde, Sindsaúde, Astir, Capesaúde, Cassi, Ceron, Eletronorte, Fusex, Embrapa, Conab, Casf, Tempo Saúde, SESC, UESP e Renner. E ainda, para Medicina Ocupacional às empresas: Santo Antônio Energia, Fogás, Termonorte, Hermasa, Distribuidora Coimbra, Elpha, Joplin e o Sesi Clínica, que disponibiliza os exames a todas as indústrias de Rondônia.

Fonte:
Elis Ramos

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)