Segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 - 11h27
Com seis anos de funcionamento, as Farmácias Populares em Porto Velho fecharam mais um ano cumprindo o papel de contribuir com a saúde pública da população. A Unidade Centro funciona na Rua Joaquim Nabuco com Dom Pedro II, n° 2301, região central. O telefone é 3901-2820. Na zona Leste, a farmácia está localizada na Avenida José Amador dos Reis, n° 3563, bairro Tancredo Neves, telefone 3901-3114. O atendimento é de segunda à sexta feira, das 8 às 18 horas (não fecha para almoço) e aos sábados das 8h às 12 horas.
De acordo com o farmacêutico Elber Jucá, diretor-geral das farmácias Populares em Porto Velho, no ano de 2011, na Unidade Centro, foram realizados cerca de 63 mil atendimentos e na zona Leste, cerca de 26 mil, totalizando 90 mil. Ele afirma que o serviço dispõe de medicamentos antiinflamatórios, antibióticos, remédios controlados, para hipertensão e diabetes, dentre outros, num total de 85 itens.
Em média, os medicamentos das Farmácias Populares são 90% mais baratos que os vendidos nas farmácias comuns. “Em cada Farmácia Popular, o usuário recebe atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientá-los sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos”.
Filosofia
A Farmácia Popular é um estabelecimento de Saúde que tem o compromisso de garantir a qualidade dos medicamentos, atendimento e cuidados farmacêuticos em todo horário de funcionamento, dentre outros. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade de realizar e dar continuidade no tratamento farmacológico, devido principalmente, os autos custos dos medicamentos.
Para utilizar a Farmácia Popular, basta o usuário ter em mãos a receita médica ou odontológica, podendo ser pública ou particular, estar de acordo com as normativas que regulam a dispensação de medicamentos pelo Programa (validade da receita; quantidade; legibilidade das receitas; etc.) e que a medicação conste na lista da Farmácia Popular de rede própria. A prescrição (receita) é importante para impedir a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças.
“Saúde Não Tem Preço”
Foi incluso no Programa Farmácia Popular do Brasil o Programa “Saúde Não Tem Preço”, lançado no dia três de fevereiro de 2011, pela Presidência da República, que disponibiliza gratuitamente, medicamentos indicados para o tratamento de hipertensão e diabetes nas farmácias de rede própria (pública) e drogarias (rede privada) credenciadas no Programa “Aqui Tem Farmácia Popular”. Após uma consulta prévia e rápida no sistema informatizado para saber se o medicamento desejado está disponível, o paciente recebe uma senha e aguarda a vez de ser chamado pelo painel eletrônico, em ambiente climatizado e com televisão.
Programa
O Governo Federal criou as Farmácias Populares com objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O programa possui uma rede própria, além de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada, intitulado “Aqui Tem Farmácia Popular”. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é o órgão executor do programa Farmácia Popular do Brasil. Em Porto Velho, a Farmácia Popular é firmada através de convênio entre a Fiocruz e a Prefeitura, que por sua vez inaugurou duas Farmácias Populares, a “Unidade Centro” no ano de 2005 e a “Unidade Leste” em 2006, e futuramente uma unidade na “Zona Sul” para completar a meta de implantação de “Farmácia Popular do Brasil” nesta capital.
Fonte: Augusto José
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis