Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

FHEMERON coleta sangue dia 21 em evento da ASPRA


A Fundação de Hemetologia e Hemoterapia do Estado de RO (Fhemeron) confirmou presença no evento festivo, alusivo ao dia do Tiradentes, da Associação dos Praças da Polícia Militar de Rondônia (ASPRA-RO). Em visita ao presidente da Fhemeron Ted Wilson de Almeida Ferreira, o presidente da Aspra Cabo Ramalho foi informado sobre a instalação da unidade móvel da fundação e presença da equipe médica, disponível para a coleta de sangue no período da manhã, no sábado (21), na sede campestre da associação, que fica situada a rua Genebra, n° 100, bairro Cidade Nova, na zona sul da Capital. “A parceria com a fundação é mais um passo da associação para novos caminhos em busca de benefícios para os associados e uma estratégia de aproximação com as instituições para manter uma parceria permanente com vistas o bem estar social de todos” – explicou Ramalho.

A associação tem se aproximado de parceiros e almejado políticas públicas que se estendam a categoria. Segundo Ramalho o leque de benéficos esta aberto e é preciso vencer as barreiras institucionais e políticas para que o beneficio chegue a toda corporação. “Não temos vinculo partidário e nem sindical, somos uma associação que quer resgatar a credibilidade e ganhar a valorização do policial militar com parcerias” – justificou. Para realizar o evento do dia 21 de abril a associação conseguiu o apoio da Escola do Legislativo, que fará pré inscrições para cursos e o Centro Médico com aferição de pressão e prevenção bucal, no referido dia, e ainda entidades que farão trabalhos de promoção e prevenção na saúde como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren- RO) com a equipe dos anjos da enfermagem e um estande da Secretária Municipal de Saúde (Semusa).

O comando da corporação também estará no evento, segundo o coronel César de Figueiredo, a policia militar estará com equipes no dia do evento expondo os trabalhos que vão além das atividades ostensivas. Haverá uma equipe da Academia Geo Training com professores que oferecerão aulas de aeróbica; duas recreadoras para atender as crianças com atividades esportivas; corte de cabelo e manicure com profissionais da Fundação Zequinha Araújo; torneios de sinuca, futebol, vôlei e tênis de mesa. Também estandes de representantes da Mary Key, Bairro Novo, Operadora Oi, Federação de vôlei e agência de Viagens Voa Brasil. “Nossa intenção é abrir as portas da associação, mostrar nosso potencial e acordar parcerias com fins de atendimento ao nosso sócio” – explicou Ramalho.

Para participar do evento festivo os interessados podem procurar mais informações na sede urbana, que fica no bairro Nova Porto Velho, ou pelo telefone 3222 7501. O presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar (ASPRA-RO), Cabo PM Silvio Luiz Rodrigues Ramalho, salientou que a participação da comunidade e dos militares na doação de sangue é uma das várias ações que trarão frutos de promoção do bem estar na região e do militar.

Requisitos básicos para doação de sangue

• Estar em boas condições de saúde.
• Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
• Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
• Resfriado: aguardar 7 dias.
• Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
• Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
• Tatuagem nos últimos 12 meses.
• Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos
• Hepatite após os 10 anos de idade.
• Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
• Uso de drogas ilícitas injetáveis.
• Malária.
Respeitar os intervalos para doação
• Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
• Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.

MAPA DE LOCALIZAÇÃO - SEDE CAMPESTRE ASPRA

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)