Sexta-feira, 4 de maio de 2012 - 18h08
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), disse nesta sexta-feira (04) que “o movimento grevista é justo e é chegada à hora de o Governo dialogar com os trabalhadores do setor de saúde de Rondônia em busca de uma solução que atenda aos reclames dos funcionários e da população do Estado”. O parlamentar assegurou que a Assembleia está pronta para intermediar o encontro e votar projetos de interesse do setor de saúde, principalmente o PCCS dos trabalhadores.
Além de homem público, Hermínio Coelho é conhecedor do sindicalismo. Durante anos, atuou ativamente em movimento grevista do setor de transporte. “O diálogo é o melhor caminho para se chegar ao bom termo. O que não pode é o Governo se esquivar de conversar com os trabalhadores da saúde que, de maneira geral, estão lutando por melhorias salariais e dignas condições de trabalho para bem atender a população que busca apoio médico-hospitalar no momento de dificuldade. A pauta de reivindicações já foi apresentada pelos trabalhadores e o momento é o Governo procurar o melhor caminho para atender a massa trabalhadora”, comentou o deputado.
A falta do compromisso por parte do Governo por conta do não envio, até o momento, à Assembleia Legislativa do Plano de Carreira, Cargo e Salários dos trabalhadores da saúde, foi citado pelo deputado Hermínio Coelho como um dos responsáveis pela greve deflagrada pelo funcionalismo. “Assim como o Governo encaminhou à Assembleia projeto que concede gratificação de produtividade aos médicos, proposta prontamente aprovada pelos deputados, deveria enviar, o quanto antes, o Plano de Carreira e Salários para beneficiar as demais categorias do setor de saúde. O tratamento igualitário, neste momento, colocaria fim no justo movimento grevista dos trabalhadores. A Assembleia Legislativa está pronta para intermediar as negociações porque sabemos que é a população que mais sofre com essa indefinição no setor de saúde rondoniense”, asseverou Hermínio.
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa sugeriu também que o Plano de Carreira, Cargos e Salários, assim que for aprovado pelos deputados, desde que encaminhado pelo Governo do Estado, possa ser implantado progressivamente. “O Governo diz que o impacto na folha de pagamento seria em torno de 30% com o PCCS. Acontece que algumas conquistas podem muito bem ser colocadas paulatinamente. Não há necessidade de se atender tudo de uma vez só, no mesmo momento. O estabelecimento de um cronograma de implantação do PCCS, entendo que objetiva o que desejam os trabalhadores da saúde. O que não pode é não enviar o Plano para a votação da Assembleia Legislativa. Na mesa de negociação, não tenho dúvida, o entendimento surgirá. Agora, o Governo precisa urgentemente é dialogar com os trabalhadores. Empurrar o problema para frente não ajudará ninguém e vai continuar massacrando a população que busca atendimento médico-hospitalar no momento da doença”, disse.
Ao finalizar seu posicionamento, o deputado Hermínio Coelho assegurou que a Assembleia está pronta para intermediar o bom entendimento entre trabalhadores e o Governo. “Volto a reiterar que o movimento grevista é justo. O Governo precisa cumprir o que foi acordado anteriormente e tratar de forma igualitária todos os trabalhadores do setor de saúde. Como tem feito, a Assembleia Legislativa não hesitará em aprovar rapidamente medidas que beneficiem o setor de saúde. Aliás, os deputados têm aprovado tudo que o Governo solicita em favor do engrandecimento do Estado. Os parlamentares têm dado voto de confiança ao governador e a seu secretariado. Por isso é que defendemos amplo diálogo entre as duas partes para não prejudicar por mais tempo a funcionalidade do setor de saúde de Rondônia. Fincar o pé, sem pensar na boa prestação de serviços à população, não é o melhor caminho nem para o Governo, nem para os trabalhadores que estão no justo direito de reivindicar o melhor tanto no campo de trabalho como no aspecto salarial”, completou Hermínio Coelho.
Fonte: ALE/RO -
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis