Sexta-feira, 1 de junho de 2012 - 19h07
Mas na avaliação do secretário, o município deve ultrapassar esse índice porque os números ainda são preliminares. “Como já atingimos a meta e ainda não fechamos o balanço da campanha, acreditamos que esse número será superado. E essa campanha é importante porque ela previne, possibilita evitar a doença, ou seja, a gripe”, frisou o secretário.
Malária
Williames Pimentel também comentou os resultados positivos realizados pela Semusa, no que diz respeito às ações de combate à malária e a dengue. No caso da malária a redução foi de 28%, em relação aos casos registrados em 2010, sendo que 44% correspondem ao tipo falciforme, a mais letal. “Esses resultados positivos alcançados, fez com que o Ministério da Saúde emitisse certificado tirando Porto Velho da classificação de alto para médio risco. E por conta disso, uma técnica da Semusa esteve recentemente em Brasília para falar em um evento sobre a estratégia adotada pela prefeitura para conseguir essa redução, contrariando estudos que apontavam para a ocorrência de um surto que deixaria a doença sem controle, com a construção das duas hidrelétricas no rio Madeira”, adiantou.
Dengue
Sobre os casos de dengue, Williames Pimentel, informou que a doença está sobre controle e não escondeu que a preocupação é com o possível registro da dengue do tipo 4. “Por isso, aproveito a ocasião para, mais uma vez, pedir a colaboração da população, para que adote todos os cuidados necessários, a fim de evitar a circulação desse tipo de doença na cidade”, pediu.
UPAs
Outro assunto abordado na entrevista foi funcionamento das duas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) presidente Lula, que está sendo construída na zona leste e Presidente Dilma, na zona sul. A parte física já está concluída e a Semusa trabalha agora no aparelhamento das novas unidades de saúde. A previsão é de que a inauguração ocorra dentro dos próximos 30 dias.“Os trinta e dois médicos que irão trabalhar nas upas estão sendo capacitados em um curso que encerra no próximo dia três. É um curso de ATLS que visa melhorar a qualidade da abordagem inicial do doente de politraumatizado, com o objetivo de reduzir a mortalidade e estabilizar paciente com trauma”, disse.
O secretário também abordou outros assuntos, como o aumento da equipe do Programa Saúde da Família (PSF), ampliando os serviços de atenção básica, sobre a criação do Centro de Reabilitação, já autorizada pelo prefeito Roberto Sobrinho, a inauguração do Centro de Especialidades Médicas (CEM), entre outros.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis