Quinta-feira, 21 de junho de 2012 - 06h06
Caracterizada pelas danças, brincadeiras, bebidas e comidas típicas, a festa junina é um período onde crianças e adultos podem se divertir com as quadrilhas, vestimentas e peculiaridades de cada região do Brasil. Entretanto, para uma festa não terminar com ocorrências médicas ou tragédias, são necessárias algumas medidas preventivas, entre elas é o conhecimento prévio de como utilizar e manejar os fogos de artifícios, além de saber a procedência deste artefato.
Esta época costuma registrar um aumento nos casos de ferimentos e queimaduras decorrentes do mau uso destes artefatos. Na hora de soltar os fogos, o indivíduo deve estar atento e seguir as instruções para impedir e minimizar lesões no corpo, inclusive no rosto. "O ideal é soltar o rojão deixando uma distância de pelo menos 60 cm da mão e afastado do rosto", alerta Adriana Moraghi, cirurgiã plástica da Unidade de Queimados do hospital estadual de Vila Penteado.
Evitar guardar uma grande quantidade de artefatos em um mesmo local, seguir as orientações de uso, não direcionar os rojões onde há pessoas, evitar proximidade com fios elétricos e comprá-los em lugares clandestinos são medidas preventivas e de segurança para evitar prejuízos à saúde.
Outro fator que aumenta as chances de o indivíduo se machucar é a ingestão de álcool. A médica orienta que esta combinação não é indicada e as tradicionais bebidas destes eventos como o vinho quente e o quentão, "são inflamáveis e sua proximidade às fogueiras pode resultar em acidentes. Se beber, não solte fogos ou mesmo brinque nas proximidades de fogueiras", alerta.
Biribinhas
Quadrilhas, corridas de saco e pular fogueiras são brincadeiras tradicionais das festas juninas. Contudo, A Dra. Adriana Moraghi alerta para uma brincadeira em especial, as "biribinhas". "As faíscas podem acabar atingindo substâncias com potencial para incêndio, por exemplo, o álcool utilizado para iniciar o fogo das fogueiras". Portanto, seguir as orientações é essencial para uma diversão segura e saudável.
Fonte: SP Saúde
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé