Sexta-feira, 3 de agosto de 2012 - 19h17
Em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a maternidade municipal Mãe Esperança realiza rodadas de conversa com as mães que recentemente deram a luz na unidade. Cada uma com seu filho no colo, as mães, umas de primeira viajem, outras já experientes, recebem dicas de como facilitar a amamentação e descobrem a importância do ato. Coordenadas por Cesar Batista, enfermeiro da maternidade, as rodas de conversa são muito produtivas diz ele: “Aqui elas contam suas experiências e falam de suas dificuldades, ouvem as histórias das outras mães e juntos encontramos soluções para as dificuldades que elas têm na hora da amamentação e o principal ponto e a desmistificação de coisas que elas ouvem ao longo da vida, por exemplo, é muito comum ouvirmos mães dizendo que pararam de amamentar por ter o leite fraco, isso não existe”, enfatiza o enfermeiro.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada em 1992 com o intuito de orientar as mães sobre a importância do ato que faz bem para a criança e para elas. Os bebês devem se alimentar única e exclusivamente do leite materno até o sexto mês de vida, não é necessário nenhum complemento alimentar, água ou chá, o leite da mãe possui tudo o que é necessário para a criança ter uma vida saudável. Através do leite o bebê adquire anticorpos que o protegem contra infecções, diarréias e pneumonia, assim como diminui o risco de ser acometido por alergias, colesterol alto, diabetes, obesidade e problemas gástricos.
Benefícios
Ao amamentar a mãe também é beneficiada, ela emagrece mais rápido e o sangramento pós - parto é menor, assim como é menor a chance da mãe desenvolver câncer de mama, útero e ovários, o surgimento de diabetes e infartos. Cezar alerta também sobre a importância dos pais participarem deste processo: “É muito importante para a mãe e para o bebê que o pai participe do processo de amamentação, pois esta hora tem que ser um momento de estabelecimento de relação afetiva, de constituição efetiva de família, a mãe precisa estas tranquila e calma na hora da mamada e tudo isso fica mais fácil e gostoso se ela tiver ao seu lado o companheiro”, diz o enfermeiro.
Durante as rodadas de conversa, que estão acontecendo durante toda a semana, as mães contam com a presença de uma convidada que vem compartilhar com elas suas experiências positivas e negativas, Marilise Lins Medeiros, que é enfermeira na unidade e mãe de três filhos dividiu com as presentes suas historias, algumas que aconteceram de maneira errada, como a amamentação de seu primeiro filho que era complementada com mamadeira e chazinhos, situação em que as conseqüência não foram de seu agrado e também a experiência de alimentar seu filho exclusivamente com o leite materno.
Humanização
Maternidade Mãe Esperança prima pelo parto humanizado, com a presença de um acompanhante, de preferência o pai do bebê e desde a sua inauguração uma das bandeiras levantadas pela diretora Ida Perea é o incentivo ao aleitamento: “É imprescindível que as mães reconheçam a necessidade e os benefícios do aleitamento, em função disto periodicamente promovemos estas rodadas de conversa e o nosso pessoal vive na busca ativa de orientar e ajudar nos primeiros passos que são os mais difíceis e importantes, se a mãe aprender a amamentar da forma correta este momento se torna gostoso tanto para a mãe quanto para o filho, isso é muito importante” diz a diretora.
Como disse o enfermeiro não existe leite fraco, mas a mãe tem que se preocupar com a qualidade do alimento que ela está oferecendo ao filho, de forma que ela não deve ingerir bebidas alcoólicas, tabaco ou drogas, assim como deve ingerir muito liquido e se alimentar de forma saudável consumindo frutas, verdura e legumes, outro ponto importante no período de amamentação é em relação a automedicação, que de forma alguma deve ser praticada, pois tudo o que é consumido pela mãe é repassado para o bebê através do leite.
Ainda em alusão a Semana Mundial do Aleitamento Materno a maternidade Mãe Esperança está programando para o dia 25 de agosto uma homenagem ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, ocasião em que 100 mães vão estar amamentando simultaneamente seu filhos, o evento vai acontecer as 17h no Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Edina Silva
Foto: Frank Nery
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé