Quinta-feira, 12 de maio de 2011 - 12h58
A prefeitura de Porto Velho realizará mutirão para coleta de material destinado ao exame preventivo de câncer do colo uterino. O trabalho organizado pela direção da unidade de saúde do bairro São Sebastião I ocorrerá no próximo sábado (14), das 8 às 12 horas, e tem como prioridade o atendimento às mulheres que moram na região. No entanto, de acordo com a diretora da unidade, Silvia Miranda, pessoas de outros setores que também comparecerem serão atendidas.
Ela explica que todas as mulheres sexualmente ativas devem fazer o exame, mas adverte que as adolescentes só receberão atendimento se estiverem acompanhadas do responsável. É necessário que a mulher esteja de posse do Cartão do SUS ou de documentos pessoais como RG e CPF. “Queremos com essa ação alcançar as mulheres que trabalham de segunda a sexta feira e por isso não podem comparecer a unidade de saúde para fazer o exame. O mutirão também pretende atender as mulheres que moram no sítio”, destacou.
Silva Miranda informa que o exame é de suma importância para que a mulher não venha contrair câncer no colo do útero. “Qualquer problema detectado precocemente através do exame poderá ser tratado com mais facilidade e de forma rápida”, comenta. Caso o resultado seja positivo, a paciente é encaminhada para o Centro de Referência da Saúde da Mulher, na Policlínica Rafael Vaz e Silva, com a consulta agendada. Além disso, a paciente recebe todo acompanhamento por parte da unidade. Se for moradora de outro bairro, será acompanhada pelos profissionais da unidade mais próxima de sua casa.
O clínico geral Marcos Almeida, que atende na unidade de saúde do São Sebastião, explica que o câncer do colo uterino é transmitido pelo vírus HPV, durante as relações sexuais. Um dos cuidados básicos para evitar a doença é com relação a higiene pessoal que homem e mulher, principalmente o homem deve ter antes da ato. Ele aconselha também que as mulheres usem preservativos (camisinhas), mesmo sendo casadas, para não contraírem a doença.
Ainda de acordo com o médico, no caso do exame detectar alguma lesão no colo do útero, a mulher deve ser submetida a uma cauterização para tratar o ferimento. Dependendo do grau da lesão, outros procedimentos são adotados no tratamento. “Isso não significa que seja câncer, mas poderá evoluir para doença se não for detectado precocemente ou se a mulher recusar o tratamento”, enfatizou.
Silvia Miranda destacou o apoio do prefeito Roberto Sobrinho e do secretário Williames Pimentel (Semusa) para realizar o mutirão. Ela disse que recentemente fizeram uma campanha conta o câncer de colo do útero na unidade e duas mulheres foram encaminhadas ao Rafael Vaz e Silva para tratamento. “Pedimos que as mulheres participem dessa ação preventivo e compareçam para fazer a coleta do material para o exame”, apelou.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis