Sexta-feira, 7 de outubro de 2011 - 14h04
O câncer de mama é o segundo que mais acomete as mulheres em Porto Velho, segundo a secretaria municipal de Saúde (Semusa). Dados de 2010 mostram que a cada 100.000 mulheres, 26.800 têm esse tipo da doença. Diante desses números preocupantes e dos crescentes casos em mulheres de todo o mundo foi criado um movimento popular conhecido como Outubro Rosa, um movimento mundial de mobilização pela prevenção do câncer de mama.
Segundo Naida Melo coordenadora municipal de Saúde da Mulher, a taxa de mortalidade por câncer de mama em Porto Velho é de 8,83 óbitos/100.000 mulheres. “Estamos durante todo esse mês mobilizando a sociedade, chamando atenção para a prevenção do câncer de mama, como símbolo da campanha pedimos que todos utilizem um acessório ou roupa na cor rosa, para simbolizar este momento, fazendo alusão ao outubro rosa”, disse Naida.
Ainda de acordo com Naida no estado de Rondônia o câncer de mama ocupa o primeiro lugar com 18,98/100.000 mulheres e chama a atenção para que a própria mulher, bem orientada, pode realizar mensalmente o autoexame das mamas, a fim de identificar alguma alteração que necessite de uma avaliação posterior de um profissional de saúde. “As alterações encontradas no autoexame e constatadas no exame clinico das mamas, devem ser confirmadas através de exames de ultrassonagrafia mamária e/ou mamografia, esta última deve ser realizada por mulheres acima de 50 anos a cada dois anos, para o diagnóstico precoce da doença”, comenta.
Diante do resultado alterado da mamografia, as usuárias são encaminhadas para o profissional mastologista que atende na rede estadual de saúde e prossegue o acompanhamento de acordo com conduta médica.
Programação
A secretaria municipal de saúde através da Coordenação Saúde da Mulher realizará ações para a conscientização das pessoas para prevenção e rastreamento do câncer de mama, sendo o período de intensificação das ações de 17 a 28 de Outubro de 2011.
Cada Unidade de saúde irá planejar e fazer palestras, exame clinico das mamas e distribuição de materiais informativos, com este tema, de acordo com o cronograma de cada equipe. As Unidades de saúde receberão material em cor rosa para ornamentação e também panfletos e cartazes para auxiliar na Educação em Saúde.
O Hospital Santa Marcelina disponibilizará 100 mamografias para serem realizadas do dia 17 a 21 de outubro para as mulheres acima de 50 anos que nunca fizeram o exame ou está há mais dois sem fazê-lo.
Fonte: Rebeca Barca
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu