Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura antecipa abertura da campanha contra a poliomielite


 
Terá inicio neste sábado, 13, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios. Em Porto Velho  o lançamento da campanha foi antecipado para esta sexta-feira, 12, em solenidade realizada na escola Semente do Araçá, no bairro São Sebastião.

Devem ser vacinados toda criança menor de cinco anos que recebeu a primeira dose na campanha realizada em julho. Quem ainda não recebeu a primeira dose também deve ser levado pelos pais ao posto de vacinação mais próximo de sua residência para serem imunizados e complementarem a vacinação com a segunda dose posteriormente. A meta da prefeitura é vacina 35 mil crianças (95% da população infantil do município).

Durante a campanha contra a pólio, que encerra no dia 30 de setembro, também haverá imunização contra o sarampo, Essa vacinação é para as crianças na faixa etária de 01 a 07 anos, que já recebeu a dose anterior da vacina ou que já teve a doença.

A abertura da campanha foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, que representou o secretário Roberto Sobrinho. O evento foi prestigiado ainda pelo secretário estadual de Saúde, Orlando Ramires, e pelo diretor geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Belgrano Cavalcanti.

Os primeiros a receberem as duas gotinhas da vacina foram os irmãos Airton da Silva Veloso, de 1 ano e Safira Veloso, de 2 anos. As duas crianças receberam a vacina do secretário estadual de Saúde, Orlando Ramires.


Mobilização

O secretário Williames Pimentel adiantou que um grande contingente de servidores da estão sendo mobilizados para participar da imunização e a coordenação da campanha se antecipou nos preparativos para que a meta estabelecida seja atingida.

“Queremos nessa segunda etapa repetir o feito da primeira fase da campanha quando conseguimos ultrapassar a meta estabelecida. Para isso, estamos mobilizando mais de 700 servidores e cento e nove postos de vacinação em vários pontos da cidade., Esse é um compromisso que temos como gestores”, disse o secretário Pimentel.

Já o secretário de Saúde do Estado, Orlando Ramires, afirmou que aproveitou a antecipação da campanha do município para conclamar todos os pais e responsáveis por crianças em idade de vacinação para que não deixe de levar o filho até o posto para ser imunizado, e ressaltou a parceria do estado com o município para melhorar a sistema de saúde na capital.

“Essa é uma determinação do governador Confúcio Moura, ou seja, trabalharmos as ações em conjunto. Por isso estamos aqui prestigiando o evento da prefeitura para reforçar e pedir aos pais, não só de Porto Velho, mas dos outros municípios também, para que não esqueçam de levar seus filhos para serem vacinados”, disse.

A diretora da escola Semente do Araçá, professora Jecilene Vasconcelos, afirmou que também se sentia prestigiada pela escolha do estabelecimento que dirige ter sido escolhido para a abertura da campanha. “É uma campanha muito importante para a saúde de nossas crianças, além de que, é também um ato de cidadania e amor”, afirmou.

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)