Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de P.Velho capacita fiscais da Vigilância Sanitária


 
Fiscais sanitários recém contratados pela prefeitura de Porto Velho participarão de curso de capacitação no período de 16 a 27 de maio, a partir das 8 horas, no auditório da Fatec. O curso tem como objetivo preparar os servidores para realizarem inspeções sanitárias nas novas áreas assumidas pelo Município, a serem desempenhadas a partir de junho próximo.

Conforme a Assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para área de Vigilância Sanitária, Mirlene Morais de Souza, as novas atribuições da prefeitura serão direcionadas para fiscalização em clínicas, consultórios médicos e odontológicos, laboratórios clínicos e de próteses dentárias, empresas de massagens, cozinhas hospitalares e empresas de transportes coletivos, dentre outras. Essas ações foram aprovadas na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada em abril. Antes, elas eram realizadas pelo Estado.

Mirlene informou que a qualificação dos novos fiscais sanitários é uma das prioridades da prefeitura, através da Semusa. “Isso demonstra a importância que o Município tem dado à prevenção e promoção da saúde pública, bem como à qualidade nas ações dos fiscais durante o exercício da função”, destacou. As aulas vão abordar desde o conceito da Vigilância Sanitária, território de atuação, ética, poder de polícia, interdição, monitoramento de produtos e serviços, orientação e educação, dentre tantos outros.

O curso terá como instrutoras três técnicas da Vigilância Sanitária de Curitiba, com referências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ana Maria Moiczuk Rego será a coordenadora e instrutora principal. “Nossa preocupação maior é cumprir as novas atribuições de forma organizada e com qualidade, tendo sempre como foco principal a saúde da população”, afirmou.

De acordo com Mirlene Morais, tanto o prefeito Roberto Sobrinho, quanto o secretário Williames Pimentel e o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, Ronald Gabriel estão dando uma atenção toda especial para a capacitação dos fiscais – aos 15 recém-contratados e os antigos, num total de 22 profissionais -, considerando o aumento da população e, consequentemente, de estabelecimentos comerciais a serem fiscalizados. Além das novas atribuições, os servidores também estarão preparados para as que já eram exercidas anteriormente - fiscalização de bares, lanchonetes, restaurantes, panificadoras e drogarias.

Fonte: Augusto José

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)