Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho contrata mais 25 médicos


O prefeito Roberto Sobrinho autorizou a contratação de mais 25 médicos. Com os novos profissionais em atuação, ele reforça e ao mesmo tempo amplia os serviços da rede básica de saúde à população de Porto Velho. Desde 2005, quando iniciou seu primeiro mandato, o prefeito tem dado uma atenção toda especial à saúde, contratando e capacitando profissionais, construindo, reformando, ampliando e equipando as unidades de saúde, tanto na Capital quanto nos distritos.

Conforme explicou o secretário municipal de administração, Joelcimar Sampaio, parte dos novos contratados vão reforçar os serviços que a prefeitura vem realizando. A outra visa completar o número de profissionais que irão atuar nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), que estão prestes a serem inauguradas, atendendo os critérios estabelecidos pela secretaria municipal de Saúde (Semusa). “A prefeitura também chamou outros profissionais da área, como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e auxiliares de laboratórios”, afirmou.

O secretário municipal de saúde, Williames Pimentel, declarou que a prioridade são as UPAs. Cada uma delas contará com uma equipe de seis médicos generalistas atuando de 12 em 12 horas. Ao todo, cada uma das Unidades de Pronto Atendimento terá 60 médicos, além de outros profissionais, todos capacitados para atuarem com urgências e emergências. Ele acrescentou que houve a contratação de uma pediatra neonatal e um anestesista para a Maternidade Municipal.

Avanços

Williames Pimentel confirma que foram muitos os avanços obtidos na área de saúde como fruto do trabalho da atual gestão. “A partir de 2009, foram 1.200 novos profissionais das mais diversas áreas contratados”, frisou o secretário. Ele destaca três pontos principais em que a administração Roberto Sobrinho avançou em termos de saúde. Citou a ampliação da estrutura física, ampliação da oferta de serviços e a oferta de serviços especializados que não foram priorizados por seus antecessores.

Para o secretário Pimentel, o trabalho realizado na atual administração demonstra a nova visão de saúde coletiva, que implica na integração da rede de atenção básica, desde o trabalho das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) ao atendimento nas unidades, nas policlínicas, o diagnóstico, encaminhamento para o Centro de Especialidades Médicas, as ações no Centro de Referência de Saúde da Mulher e Maternidade Municipal, dentre outros. “Prova que a gestão acompanhou a evolução social, demográfica e econômica de Porto Velho”, comentou.

Números

Joelcimar Sampaio disse que a prefeitura já contratou duas mil pessoas selecionadas através do último concurso público para áreas diversas, inclusive a saúde. “Quando assumimos em 2005, havia cinco mil servidores no Município. Hoje, são 12 mil”, enfatizou. Ele disse que a contratação de servidores reflete os investimentos feitos na saúde e nos demais setores da administração municipal. “A prefeitura se modernizou e se preparou para atender a população. Ela oferece internet grátis, as secretarias e as unidades de saúde estão interligadas e até informa aos pacientes via celular quando os exames ficam prontos”, Lembrou.

Joelcimar Sampaio também mencionou como avanços a compra de equipamentos modernos, a instituição do pregão eletrônico, pagamento em dia aos fornecedores e capacitação dos servidores, especialmente os da saúde e educação.

Fonte:  Augusto José
 

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)