Quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 11h33
A Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde, realizará no período de 19 a 22 de junho, no Teatro Banzeiros, no horário de 8h às 18h, a VII Conferência Municipal de Saúde, sendo a abertura oficial no dia 19, às 19h. O tema desta edição será “Todos usam o SUS! - SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”.
O evento tem como eixo principal as discussões sobre acesso, acolhimento da comunidade e a qualidade dos serviços prestados. Ângela Ribeiro, da comissão de organização da conferência, explica que o evento acontece a cada quatro anos. “Este evento é de suma importância para que o sistema de saúde seja avaliado e propostas de melhorias sejam construídas, como aconteceu na última conferência. As ideias e demais sugestões deram base para a construção do Plano Municipal de Saúde e que já está em prática. Nesta edição, além de abrirmos espaço para debates sobre o SUS, vamos apresentar também um relatório das metas alcançadas com o Plano e demais ações que servirão de base para a construção de novas propostas e projetos”, disse Ângela.
Estarão presentes representantes do setor de saúde do município e do Estado, trabalhadores de saúde, prestadores de serviços e gestores que integrarão a grande plenária deste evento.
Conquista
O secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, destaca que a Conferência faz parte da abertura de uma jornada de debates, avaliações e deliberações de propostas sobre o Sistema Único de Saúde. “A maior e mais importante política pública conquistada pelo povo brasileiro na nossa história”, enfatiza.
Pimentel explica que apesar das dificuldades enfrentadas, o SUS tem se constituído em exemplo de inclusão e transformação política no Brasil. “Uma das poucas experiências de política pública no mundo que assegura, como um elemento fundamental, o acesso universal e de forma integral, levando em consideração as diversas particularidades e especificidades de indivíduos e populações”, disse. Porém, reforça, ‘ainda são muitos os desafios a serem enfrentado para que o SUS corresponda a todos os princípios contidos na Constituição brasileira’.
Nesta Conferência quer se debater principalmente sobre as mudanças necessárias para ampliar as condições de acesso das pessoas as ações e serviços de saúde, assim como a melhoria da qualidade dos serviços, de forma a promover um bom acolhimento aos cidadãos que buscam o sistema.
Para a realização do evento, foram realizados durante os meses de maio e junho, encontros nas várias regiões da cidade e dos distritos selecionando 174 delegados representantes dos usuários do sistema com poder decisório sobre todas as questões debatidas.
Programação
O dia 20 será dedicado a um Congresso de Atenção Básica, com a participação de palestrantes com mérito nacional, apresentação das metas atingidas pela Secretaria Municipal de Saúde e experiências exitosas das Equipes de Saúde da Família em Porto Velho, fortalecendo os serviços que atuam nas ações de promoção, prevenção e recuperação a saúde das pessoas.
Nos dias 21 e 22 o objetivo principal será as reflexões sobre a organização do SUS no Município e as propostas de avanço tanto na esfera municipal como estadual e nacional. Estarão presentes palestrantes representantes do Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais, Ministério da Saúde e outras instituições que estarão desenvolvendo junto com outros representantes locais, temas voltados ao controle social e gestão do sistema.
Nessa Conferência serão aprovadas propostas que direcionarão as ações de saúde nos próximos anos, além de eleger os representantes do município para as etapas estaduais e nacional desse amplo debate do SUS no país.
Fonte:: Meiry Santos
Foto: Medeiros
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu