Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Profissionais de saúde são treinados por especialista do IC


Médico do Instituto do Coração em São Paulo e especialista em emergências cardiológicas, Sérgio Timerman esteve em Porto Velho na última sexta-feira (03), onde proferiu palestra para médicos e enfermeiros lotados na rede de saúde da prefeitura. Os profissionais da Capital participam do curso de capacitação para trabalharem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O curso começou na última quinta-feira (02) e encerra-se nesta terça, dia 07.

Timerman falou sobre tratamento de infarto agudo do miocárdio e angina (dor no peito causada pelo infarto). O foco principal da palestra foi diagnóstico, tratamento e a importância da utilização do tempo para salvar a vida do paciente. “O tempo é precioso para evitar o infarto e também salvar a pessoa infartada. O ideal é que o atendimento ocorra o mais rápido possível, no prazo máximo de até 12 horas, caso contrário, poderá ser irreversível”, afirmou.

O secretário de saúde adjunto do Município, Luis Eduardo Maiorquin, disse que a palestra sobre suporte avançado de vida vascular, proferida por Sérgio Timerman, além de abordar diagnóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio, também serviu para capacitar os servidores quanto à conduta a ser adotada. “Para os médicos, significa mais precisão no diagnóstico correto e adequado. Aos enfermeiros, a importância do trabalho de urgência e emergência em equipe organizada e multidisciplinar”, enfatizou o secretário. Maiorquin acrescentou que “o tempo é o divisor de águas. Quanto mais rápido os profissionais agirem, menor será o efeito ao paciente”.

A enfermeira Zilma Mascarenhas, que trabalha na Policlínica Hamilton Gondin, elogiou o nível do curso, cujas técnicas foram desenvolvidas pela American Heart Association. “Trata-se de um sistema de renome internacional que estabelece protocolo e propõe uma sistematização das normas a serem aplicadas. Isso significa que os métodos aplicados aqui são os mesmos utilizados na Inglaterra e nos Estados Unidos. É coisa de primeiro mundo”, comentou.


Técnicas

Nessa etapa do curso, os profissionais estão aprimorando as técnicas de ACLS (Advanced Cardiac Life Support), PHTLS - Prehospital Trauma Life Support e ATLS - Advanced Trauma Life Support, todos desenvolvidos pela American Heart Association e voltados para a estabilização dos pacientes vítimas de traumas. No caso do PHTLS, as técnicas visam garantir a sobrevivência do paciente no local onde sofreu o trauma para ser levado em seguida ao hospital.

São habilitados a trabalharem com urgências e emergências os profissionais que garantirem aprovação tanto nas avaliações teóricas quanto nas práticas. As provas práticas são realizadas em ambientes de simulação e cenários como se estivessem vivenciando uma situação real, onde todos os procedimentos são rigorosamente avaliados.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)