Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

São Lucas destaca influência hormonal na qualidade vocal


Todos os hormônios de todas as glândulas influenciam a laringe e a fonação. A atividade vocal depende da excitabilidade nervosa, que por sua vez depende da atividade hormonal. A observação foi feita pela fonoaudióloga Elizangela Carelli Hermes, coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas. Segundo ela, esses fatores acontecem na puberdade, mais cedo e mais discretamente nas meninas que nos rapazes.

Conforme a fonoaudióloga, o desenvolvimento das cartilagens da laringe e das pregas vocais está intimamente ligado ao funcionamento das glândulas sexuais. "Inibido o crescimento sexual, por exemplo: extração dos testículos, a voz permanece aguda. Se a extração for posterior à mudança já não se dão transformações na laringe. Doentes masculinos tratados com hormônios femininos apresentam sinais femininos vocais, e vice-versa", salientou.

As mudanças tardias e incompletas, de acordo com Elizangela Hermes, surgem quando existe um desequilíbrio entre o crescimento físico e emocional do adolescente. "Outras situações, a partir dos 20-25 anos e completado o desenvolvimento laríngeo, pode subsistir um comportamento vocal imaturo por razões endócrinas e/ou neuro-psíquicas como homossexualidade, timidez exagerada ou recusa de abandono da postura vocal infantil", acentuou a especialista.

Na mulher adulta, antes e durante a menstruação, os tecidos sofrem alterações. Segundo Elizangela Hermes, nesse período há retenção de líquidos e a maior permeabilidade dos vasos sanguíneos. "Há mulheres que não assinalam alterações vocais e há quem, ao contrário, registre incômodos, como sensação de secura, ardor, sensação de inchaço e de pressão, diminuição do rendimento respiratório e do apoio, dificuldade em modular timbre e em dinâmica, menos brilho, dificuldade nos agudos", destacou a fonoaudióloga, acrescentando que a grande mudança na voz da mulher dar-se-á na menopausa.

Estes sintomas têm explicação fisiológica, já que a mucosa endo-laríngea está menos lubrificada, as pregas vocais estão inchadas e mais avermelhadas, fatores que reduzem substancialmente a firmeza do esfíncter glótico. Na senilidade, todo o processo interveniente na voz fica mais flácido devido às alterações hormonais, resultando em perda de qualidade, projeção e/ou presença de tremor.

A Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas oferece o Laboratório de Voz para análise do espectrograma vocal, ou seja, através de uma gravação computadorizada da voz é possível avaliar sua qualidade vocal (intensidade e freqüência fundamental), subsidiando um diagnóstico preciso e condutas terapêuticas acertivas. Em caso de dúvida ou problemas vocais persistentes, consulte um Fonoaudiólogo. O telefone da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas é (69) 3211-8037.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)