Quinta-feira, 1 de dezembro de 2011 - 14h08
Enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam na área rural de Porto Velho e também os recém-admitidos pelo município participam nesta semana de uma capacitação sobre saúde da mulher e adolescente, hiperdia, sistemas de alimentação e nutrição. As palestras ocorrem desde quarta-feira na sala 3 da Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia (Fatec), na avenida Jorge Teixeira. O curso é coordenado pela Divisão de Programas Especiais, do Departamento de Atenção Básica da secretaria municipal de Saúde (Semusa).
Para o secretário municipal de saúde, Willames Pimentel, é de suma importância promover capacitações como esta, principalmente quando abrangem servidores recém-integrados ao trabalho na prefeitura. “Faz parte da estratégia da saúde no município e é nossa política de trabalho oferecer conteúdo e informações para que o atendimento nas unidades de saúde ocorra da forma adequada, com profissionais bem informados e cientes da sua função básica”, salientou.
Palestras
No primeiro dia, o cardiologista João Roberto Genério fez uma palestra descontraída abordando temas como a hipertensão arterial sistêmica e suas estratégias terapêuticas e investigação laboratorial básica. A atividade foi acompanhada pelas enfermeiras Anete Dias, coordenadora municipal da hiperdia, e Elileide Jácome, que também ministraram palestras durante a tarde.
Anete abordou as atribuições do enfermeiro no programa hiperdia e os critérios para adesão e exclusão do programa, de acordo com a portaria 2583/MS. Elileide falou sobre a avaliação das feridas e pé diabético. Ainda no primeiro dia, os participantes puderam também receber orientações sobre o programa de suplementação de vitamina A e ferro, programa bolsa família, implantação da estratégia nacional de promoção da alimentação saudável complementar e vigilância alimentar e nutricional. Na última palestra do dia, a enfermeira Amanda Diniz falou sobre a diabetes mellitus, e suas definições e complicações.
Na quinta-feira, segundo dia de atividades na capacitação, os temas abordados serão as técnicas de manuseio do aparelho glicosímetro, acompanhamento do auto-monitoramento da glicemia capilar, e assistência ao pré-natal de baixo risco e suas intercorrências clínicas, com a enfermeira obstétrica Eldya Flavia. Também houve um espaço para que os participantes pudessem apresentar de propostas para protocolo da diabetes no município. Nayra Melo, outra enfermeira convidada pela Semusa, abordou as diretrizes para prevenção do câncer do colo do útero e de mama e a médica oncologista Maria Odete falou sobre os fatores de risco e prevenção a estas duas doenças. Por fim, a enfermeira Rosilene Ruffano fala sobre o planejamento familiar, aspectos legais do programa de planejamento reprodutivo, aconselhamentos para contracepção cirúrgica e acompanhamento das intercorrências com métodos contraceptivos. No último dia, sexta-feira, o tema da capacitação será os sistemas de informação e protocolo saúde da mulher, mais uma vez com a enfermeira Nayra Melo.
Fonte: Róbinson Gambôa
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu