Segunda-feira, 26 de agosto de 2013 - 11h19
Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) começou a distribuir mais uma remessa de medicamentos, que estavam em falta, nas unidades de saúde. Desta vez são diuréticos e sais de reidratação oral destinados ao Programa Hiperdia que atende pacientes diabéticos e hipertensos. O secretário municipal adjunto de Saúde, Francisco Marto, recebeu o carregamento na Divisão de Atenção Farmácia Básica e acompanhou a destinação das caixas.
Ele observou que neste caso específico do Programa Hiperdia, a prefeitura procurou sanar a falta dos medicamentos rapidamente pelo fato de que a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis, em grande parte pela mortalidade e hospitalizações. “Temos ainda um grande impacto econômico nos serviços de saúde, como consequência dos crescentes custos do tratamento da doença”, observou acrescentando que toda a rede será abastecida. “Todos os nossos esforços estão concentrados para sanar esse problema de falta de medicamentos e abastecer todas as nossas unidades como as policlínicas, Upas, Samu, Maternidade Municipal e demais centros de saúde. Iniciamos a gestão com um estoque muito baixo e como existe uma certa burocracia para a compra, somente agora conseguimos concluir alguns processos”, explicou.
Em relação aos demais medicamentos, o secretário explicou que o Município já havia solicitado a compra de 42 tipos de medicamentos, por meio do processo emergencial. “Outros dez itens já foram empenhados. E até a primeira quinzena de setembro devemos estar recebendo estes remédios e imediatamente distribuiremos para as nossas unidades”, disse Marto.
Na semana passada uma remessa de remédios foi repassada e na sexta-feira outra encaminhada para atender os distritos da Ponta do Abunã e ainda União Bandeirantes, Rio Pardo, Rio das Garças, Terra Santa, Linha 28, Cujubim, Jacy-Paraná, Nova Mutum, Aliança e Vale do Jamari.
Na primeira semana de setembro também está prevista a entrega de medicamentos como dipirona, diclofenaco, paracetamol e alguns antibióticos, alguns dos itens mais utilizados nas unidades. “Estamos apenas aguardando o parecer da procuradoria do município que deve sair já esta semana e concluindo esta fase, a compra é imediata”, finalizou o secretário.
Fonte: Meiry Santos
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé