Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa inicia abastecimento de medicamentos nas US


Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) começou a distribuir mais uma remessa de medicamentos, que estavam em falta, nas unidades de saúde. Desta vez são diuréticos e sais de reidratação oral destinados ao Programa Hiperdia que atende pacientes diabéticos e hipertensos. O secretário municipal adjunto de Saúde, Francisco Marto, recebeu o carregamento na Divisão de Atenção Farmácia Básica e acompanhou a destinação das caixas.

Ele observou que neste caso específico do Programa Hiperdia, a prefeitura procurou sanar a falta dos medicamentos rapidamente pelo fato de que a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis, em grande parte pela mortalidade e hospitalizações. “Temos ainda um grande impacto econômico nos serviços de saúde, como consequência dos crescentes custos do tratamento da doença”, observou acrescentando que toda a rede será abastecida. “Todos os nossos esforços estão concentrados para sanar esse problema de falta de medicamentos e abastecer todas as nossas unidades como as policlínicas, Upas, Samu, Maternidade Municipal e demais centros de saúde. Iniciamos a gestão com um estoque muito baixo e como existe uma certa burocracia para a compra, somente agora conseguimos concluir alguns processos”, explicou.

Em relação aos demais medicamentos, o secretário explicou que o Município já havia solicitado a compra de 42 tipos de medicamentos, por meio do processo emergencial. “Outros dez itens já foram empenhados. E até a primeira quinzena de setembro devemos estar recebendo estes remédios e imediatamente distribuiremos para as nossas unidades”, disse Marto.

Na semana passada uma remessa de remédios foi repassada e na sexta-feira outra encaminhada para atender os distritos da Ponta do Abunã e ainda União Bandeirantes, Rio Pardo, Rio das Garças, Terra Santa, Linha 28, Cujubim, Jacy-Paraná, Nova Mutum, Aliança e Vale do Jamari.

Na primeira semana de setembro também está prevista a entrega de medicamentos como dipirona, diclofenaco, paracetamol e alguns antibióticos, alguns dos itens mais utilizados nas unidades. “Estamos apenas aguardando o parecer da procuradoria do município que deve sair já esta semana e concluindo esta fase, a compra é imediata”, finalizou o secretário.

Fonte: Meiry Santos

 

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população

TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população

As permanentes inspeções do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) seguiram, na tarde deste sábado (11/1), em unidades de pronto-atendime

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)