Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa lança campanha de prevenção à Aids


Semusa lança campanha de prevenção à
Aids direcionada à quadra carnavalesca

A Prefeitura de Porto Velho lançou nesta terça-feira, 14, a campanha de prevenção à Aids que será desenvolvida durante o carnaval deste ano, em conjunto com o Ministério da Saúde. Com o tema “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”, a campanha está voltada ao público juvenil homossexual na faixa etária de 15 a 24 anos.

A técnica da Coordenadoria Municipal de DTS/Aids, Raimunda Lima, explicou que o foco foi direcionado a este público em função do resultado de uma pesquisa realizada pelo MS. “Dados do próprio Ministério da Saúde tem apontado para um aumento dos casos de Aids nesse segmento da população e nessa faixa etária”, afirmou.

O resultado do estudo que consta no Boletim Epidemiológico DST/Aids, divulgado em dezembro do ano passado, mostra que a epidemia tem crescido nessa população nos últimos anos. De 1998 a 2010, o percentual de casos na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1%. Mas entre os gays na mesma faixa etária, houve aumento de 10,1%. No ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com Aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

Na campanha do 1º de dezembro, “Dia Mundial de Luta contra a Aids”, os jovens gays haviam sido incluídos como público prioritário. Em Porto Velho, a campanha será desenvolvida com a distribuição de cartazes, folderes, camisetas e preservativos em pit stop, nas unidades de saúde e na Banda do Vai Quer, no bloco Galo da Madrugada e no dia do desfile das escolas de samba. A meta é distribuir 350 mil camisinhas.

A camisinha é considerada o método contraceptivo mais eficiente e, além de prevenir contra a gravidez, protege ainda o usuário das doenças sexualmente transmissíves (DSTs). O preservativo tem o uso recomendado em todas as modalidades de sexo, e depende do uso correto para de fato exercer sua função.

Como orientação, a técnica informou que o primeiro cuidado que o usuário deve ter ao pegar uma camisinha é checar o prazo de validade. Além disso, nunca se deve utilizar vaselina ou outro tipo de óleo para lubrificação. Hoje em dia os preservativos já são vendidos com substâncias especiais para este fim.

Números

O secretário da Semusa, Williames Pimentel reforçou que as campanhas de prevenção realizadas pela prefeitura, tem contribuido para a redução de novos casos de aids em Porto Velho. As campanhas são veiculadas com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Estado e de organizações não-governamentais. “Esse é um dado positivo e mostra que a promoção dessas campanhas tem conseguido sensibilizar a população”, disse.

De acordo com os números da Semusa, em 2007, foram registrados 118 novos pacientes com Aids. Em 2008, esse número reduziu para 110 pessoas.

Em 2009, houve nova redução e foram confirmados 104 novos casos da doença.

Em 2010, pela primeira vez nos últimos seis anos a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus HIV voltou a crescer na capital, quando foram registrados 131 pacientes contaminados. Mas no ano passado houve nova redução e a queda foi significativa. O número de casos ficou abaixo de 100. Ficou em 66 casos confirmados.

No Serviço de Assistência Especializada (SAE), mantido pela Semusa, cerca de 900 usuários mantém hoje tratamento com medicações antirretroviral. Este número inclui as gestantes com HIV positivo, crianças em acompanhamento filhas de mães portadoras do vírus e adultos com AIDS.

Fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Ji-Paraná recebe reforço na saúde com entrega de ambulâncias e insumos hospitalares pelo Governo de Rondônia.

Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO

O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)