Terça-feira, 15 de março de 2011 - 18h47
Como parte da programação elaborada pela secretaria municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Agevisa, Ministério Público e a 17ª Brigada, trinta e cinco agentes de saúde e dez militares visitaram os domicílios do bairro Nacional, nesta terça feira (15/03) para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue, como também orientar moradores sobre o perigo da doença que já atinge 4% da cidade.
Segundo Bruno Sadeck, da Semusa, a sequência de visitação foi elaborada conforme os pontos críticos para a doença na cidade. “Nosso planejamento é feito com base nos locais onde os índices são mais elevados. E o bairro Nacional é considerado o mais crítico. Estamos visitando de casa em casa, orientando os moradores sobre os perigos da doença, como ajudar na eliminação dos criadouros e aplicando um novo larvicida que de acordo com o ministério da Saúde é mais eficaz”, explicou.
Após o mutirão no bairro Nacional as equipes que foram reforçadas com os militares visitarão o bairro Panaí e São Sebastião, também considerados pontos críticos. Bruno destaca que a colaboração da população é muito importante nesses mutirões. “Nossa preocupação é reduzir o índice de infestação no município. Queremos orientar a população da melhor forma, ajudar na eliminação dos criadouros e a cooperação de todos é imprescindível. A população deve abrir suas portas e receber nossas equipes, para que este trabalho em conjunto seja eficaz”, afirmou.
Para o secretário da Semusa, Williames Pimentel, o trabalho de prevenção, também é responsabilidade de toda a sociedade. “Se cada um fizer sua parte, se monitorar onde mora, não deixando a caixa d’água descoberta, latas e garrafas acumulando água, lixo nos quintais e lançados nas ruas, poderemos diminuir os índices que são preocupantes”, disse.
Para reforçar as ações da prefeitura, a Semusa mantém nas unidades escolares ciclos de palestras durante todo o ano letivo. “Também realizados em associações, igrejas e demais locais públicos. O objetivo é reforçar sobre o perigo desta doença”, ressaltou.
Para requerer o trabalho os interessados devem procurar o Núcleo Interinsitucional de Educação em Saúde Municipal (Niemsus) pelo telefone 3901 2930, ou no horário das 8h as 12h e das 14h as 18h na avenida Calama, 4008, no bairro Embratel, próxima a Câmara Municipal.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis
Vilhena (RO) contará com nova Unidade Básica de Saúde de porte V
O município de Vilhena, em Rondônia, será beneficiado com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V, aprovada no Novo Programa de A