Quinta-feira, 24 de março de 2011 - 13h03
Em plena semana de ativismo no combate à tuberculose, a secretaria municipal de Saúde (Semusa), tenta sensibilizar a população e profissionais da saúde no aumento de novos casos de sintomáticos respiratórios. Atualmente Porto Velho registra em média por ano cerca de 250 casos de tuberculose.
Ruth Bessa, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semusa, relata que a 1ª semana de ativismo contra a tuberculose tem por objetivo, sobretudo de intensificar a conscientização e o número de exames e por conseqüência, os tratamentos dos sintomáticos respiratórios. “A conscientização aumentará o número de casos registrados, e consequentemente de pessoas pesquisadas com possíveis sintomas da doença”, afirma Bessa.
Nesta quarta-feira, dia nacional de combate a tuberculose, aconteceu a abertura oficial da Campanha de Ativismo na Unidade de Saúde da Família do Socialista, local onde serão intensificadas as ações preventivas na busca dos pacientes sintomáticos respiratórios. “Precisamos conscientizar a população sobre os riscos da doença”, observa Miranda.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 20 mil pessoas adoecem e cinco mil morrem por causa da doença diariamente. No Brasil, há 50 milhões de infectados e uma media de 100 mil novos casos por ano. Segundo a OMS, seis mil mortes são registradas a cada ano no país. Em Rondônia, a número de doentes chega a cerca de 700. Destes, metade apenas em Porto Velho.
Informações
Mais informações sobre os sintomas, tratamento da tuberculose ou sobre a 1ª semana de ativismo no combate a tuberculose podem ser obtidas pelo telefone 3901-2822 de segunda a sexta-feira em horário comercial.
Fonte: Saulo Bezerra e OMS
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu