Quinta-feira, 14 de junho de 2012 - 13h59
Como única secretaria municipal de Saúde, da região Norte, a participar do 28º Congresso do Conselho Nacional de secretarias municipais de Saúde, a Semusa de Porto Velho teve um dos stands mais concorridos durante a conferência, com encerramento nesta quinta-feira, em Maceió. Entre os serviços levados para a conferência, a Semusa de Porto Velho montou uma pequena mostra da emissão do cartão SUS com código de barras, uma ação que já está sendo feita na capital há um mês.
Porto Velho foi uma das onze cidades do Brasil a ser escolhida para o projeto piloto do Cartão SUS do Ministério da Saúde. Por um pequeno problema na estrutura do material levado pela equipe do Ministério da Saúde para a Conferência, a Semusa Porto Velho acabou tendo que assumir a emissão do cartão programada pelo MS.
No total, os técnicos e operadores da Semusa emitiram cerca de 2 mil cartões, uma parceria que foi muito elogiada pelo próprio diretor do Data -SUS do Ministério da Saúde, Augusto César Gadelha. “Porto Velho está na vanguarda no processo de automação e informatização da gestão da saúde, não temos dúvidas, e nós somos muito gratos por esse apoio fundamental da Semusa de Porto Velho que não mediu esforços para que a tarefa do Ministério da Saúde, aqui em Maceió, fosse cumprida. Nós reiteramos nosso apoio total e assumimos aqui o compromisso de continuar apoiando o processo evolutivo que a secretaria municipal de Saúde e a prefeitura da capital de Rondônia vêm fazendo”, enfatizou o diretor do Data - SUS.
Laboratório
A experiência do município de Porto Velho com o êxito obtido na prestação de serviços laboratoriais ao usuário do SUS, utilizando equipamentos de última geração capazes de realizar em média 600 exames/hora e disponibilizados ao usuário em 48 horas após a coleta através da internet, com custo inferior ao da tabela SUS (em média 50%) e com aviso através de SMS foi um dos grandes destaques do 28º Conasems. “Os frutos colhidos nesta experiência profissional que cada um de nós viveu aqui, são muitos, mas a maior satisfação é a certeza de estarmos fazendo história incluindo a nossa Porto Velho no cenário nacional mostrando que com dedicação e decisões acertadas é possível oferecermos o melhor do SUS ao usuário, além disso o resultado desse congresso vai frutificar nos lugares mais longínquos deste país, solidificando cada vez mais o Sistema Único de Saúde”, disse todo orgulhoso o biomédico Gleense Cartonilho, chefe divisão de Apoio Diagnósticoda Semusa Porto Velho.
.
Estrutura
O pequeno problema na operacionalização do sistema Data-SUS do stand do Ministério da Saúde, foi resolvido com o apoio incondicional do stand da Semusa Porto Velho. Durante os quatro dias da conferência, o stand também foi apreciado por milhares de pessoas que se interessaram pelas ações positivas desenvolvidas pela Semusa no município de Porto velho. Segundo a coordenadora do stand, Mirlene Moraes de Souza, a equipe foi composta de 10 profissionais além dos dois conselheiros da Semusa convidados a participar do evento. Ao todo, foram distribuídos 11 mil folders de variadas ações realizadas com muito êxito na saúde do município de Porto Velho. Todo o resultado positivo desta mostra de uma pequena parte das ações da saúde em Porto Velho, nos deixa muito gratificados. Nós ficamos orgulhosos de constatar através das visitas aos outros stands, que os serviços ofertados pela prefeitura de Porto Velho, não deixam nada a desejar em relação aos outros expositores. Quero dizer que esta equipe representou aqui, cada um dos servidores da nossa secretaria municipal de saúde e agradecer em especial ao secretário Pimentel que nos proporcionou vivenciar mais esta experiência profissional”, finalizou Mirlene.
Resultado
Entre as ações que mais chamaram a atenção dos conferencistas no stand de Porto Velho foi o fato de que a prefeitura da capital de Rondônia oferece exames como ultrassom, mamografia, raio-X na mais alta tecnologia, sem nenhum custo para o usuário, além de um sistema de entrega de resultados de exames laboratoriais pela internet, tudo de graça.
Uma cartilha sobre o serviço de acompanhamento e orientação a gestante e lactante sobre o aleitamento materno foi muito disputada entre os participantes. O material sobre a saúde do homem foi uma surpresa para a maioria das secretarias de saúde do País que ainda não têm nada implantado sobre esse tema. O projeto Açaí, desenvolvido pela Vigilância Sanitária Municipal também chamou a atenção dos conferencistas. Através deste projeto, a Vigilância cadastra os produtores e batedores de açaí que também são capacitados para a boa prática na fabricação e manipulação do açaí. A doação de cães disponibilizada pelo Canil Municipal, depois que o animal é tratado, castrado e vacinado, sensibilizou muitos conferencistas que se comprometeram e aproveitar este serviço cujos resultados são muito positivos.
Para o secretário Williames Pimentel, que idealizou e acompanhou toda a participação da Semusa Porto Velho, no 28º Conasems, os conferencistas levam como resultado uma consciência muito clara de que a prefeitura de Porto Velho está lado a lado com os planejamentos e ações desenvolvidos pelas grandes capitais brasileiras. “Isso demonstra que os investimentos e as prioridades que estão sendo dadas para os avanços na prestação de serviços aos cidadãos de Porto Velho é uma realidade nivelada com os centros tecnológicos do Brasil”, finalizou o secretário.
Fonte: Nara Vargas
Fotos: Semusa
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé