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Sergio Pires

Com a volta dos impostos federais, gasolina e óleo diesel aumentam mais de 73 centavos por litro, no início do ano


Com a volta dos impostos federais, gasolina e óleo diesel aumentam mais de 73 centavos por litro, no início do ano - Gente de Opinião

COM A VOLTA DOS IMPOSTOS FEDERAIS, GASOLINA E ÓLEO DIESEL AUMENTAM MAIS DE 73 CENTAVOS POR LITRO, NO INÍCIO DO ANO

A segunda-feira já deve trazer a primeira má notícia do ano novo, para o consumidor brasileiro. Com a decisão de não se renovar a legislação provisória que zerava impostos federais, como PIS, Confins e Cide, os preços da gasolina e do óleo diesel devem dar um salto. O preço médio da gasolina, nos postos de Porto Velho (na faixa de 5 reais), deve aumentar em pelo menos 72 centavos por litro. Já o óleo diesel (mais de 6,70 reais), também deve ser majorado no mesmo percentual. Na melhor das hipóteses a gasolina passará para perto de 5,73 e o diesel a 7,43. Tudo isso pode aumentar ainda mais, caso os tributos estaduais voltem a ser cobrados. O representante do sindicato do comércio varejista de derivados de petróleo, ou seja, dos postos de combustível, Eduardo Valente, gravou um vídeo alertando sobre a mudança que, certamente, começará a ocorrer já no início de 2023 que está batendo à nossa porta. Havia uma esperança de que os decretos que tiraram o peso dos impostos fossem mantidos por mais algum tempo, mas o novo ministro da Economia, Fernando Haddad, trabalhou para que isso não ocorresse, pelo menos na fase inicial do novo governo Lula. No vídeo gravado por Valente (pode ser assistindo pelo link https://youtu.be/OKDbiiCKlkM fica clara a nova situação dos preços dos combustíveis. Ele não abordou a questão do preço do gás de cozinha, mas obviamente aquele usado nas residências, o de 13 quilos, também terá um aumento significativo nos próximos dias.

Os decretos que valeram durante vários meses durante a reta final do governo Bolsonaro não serão renovados, pelo menos a curto e médio prazos. O novo governo quer reforçar o caixa com toda a arrecadação possível, mesmo depois de receber aval do Congresso para ultrapassar o teto de gastos em aproximadamente 168 bilhões de reais. No vídeo em que comenta a nova situação e a perspectiva de aumento nos combustíveis, Eduardo Valente lembra que os preços finais dos combustíveis dependerão de cada posto, já que há liberdade de preços no mercado. O consumidor, por isso, deve continuar pesquisando os revendedores que oferecerem os melhores preços. Outras medidas econômicas também podem ser mudadas, transformando o rumo da vida do país, durante os novos rumos que serão definidos pelo presidente Lula e sua equipe, que assumem o comando do país neste domingo, numa grande solenidade no Palácio do Planalto.     

 

 

 

COMANDO DA SEFIN: EMPRESÁRIOS APOIAM PERMANÊNCIA DE LUIS FERNANDO NO COMANDO DAS FINANÇAS DO ESTADO 

Poucas horas depois que este blog foi ao ar, com data de quarta, dia 28, mas já na noite de terça, 27 deste dezembro, os telefones e os watts não pararam mais. O editor recebeu pelo menos uma dezena de consultas sobre a veracidade da informação. Líderes empresariais trocavam mensagens. Alguns deles ligaram diretamente ao governador Marcos Rocha, para saber sobre a informação, publicada com exclusividade neste blog, de que o atual secretário de finanças do Estado, Luis Fernando, não seria reconduzido ao cargo no segundo mandato. Obviamente que para divulgar algo de tanta importância, se foi pesquisar e ouvir as fontes que têm as informações corretas. Seria uma irresponsabilidade divulgar algo tão importante, baseado apenas em conversas de bastidores e boatos. Aqui neste espaço, isso jamais vai acontecer. Portanto, a decisão de trocar o titular da Sefin continua, até que haja alguma reversão do que já está acertado. Luis Fernando é um personagem importante na administração e conduziu a Sefin, para o empresariado, com responsabilidade e diálogo. Mas a decisão final de montar a equipe é do chefe. E o nome do chefe é Marcos Rocha. Ele decide. Pode até mudar de ideia, mas, por enquanto, a informação é de que o atual titular das finanças não permanecerá no seu cargo.

 

ENERGISA DESATIVA 13ª TERMOELÉTRICA, DEIXA DE GASTAR SETE MILHÕES DE LITROS DE DIESEL E DE JOGAR 293 TONELADAS DE CARBONO NA ATMOSFERA

Uma vitória para a questão ambiental. Uma grande economia com os altos custos do óleo diesel. Um avanço histórico para Rondônia. Em poucas palavras, são estes os destaques principais com a decisão da Energisa de desativar a 13ª e última usina termoelétrica do Estado. Ou seja, teremos mais energia limpa e cerca de sete milhões de litros de diesel por mês. A usina que ainda funcionava no antiquado e poluidor sistema, era localizada no distrito de Pacaraima, em Espigão do Oeste. A medida faz parte do programa de descarbonização da empresa, que prioriza a distribuição de energia de qualidade, sem qualquer prejuízo ao meio ambiente. O diretor da empresa, Felipe Lima, gerente de Marketing, explica que o programa de descarbonização pretende, até 2025, desativar todas as 19 termoelétricas e destaca que as 13 que existiam em Rondônia já não serão mais utilizadas. Lima lembra que “todo este programa representa para a Energisa, em termos de investimentos, nada menos do que 1 bilhão e 200 milhões de reais, dos quais 730 milhões foram destinados apenas para cá, para o Estado de Rondônia!”. Com a desativação das 13 termoelétricas rondonienses, serão menos 293 mil toneladas de dióxido de carbono que não mais serão jogadas na atmosfera. Depois da desativação da 13ª usina antiquada, houve a substituição por uma subestação de energia limpa, com capacidade para atender até 12 mil residências, tudo interligado ao sistema nacional. 

 

LÉO, IRRITADO, NEGA QUE O PODEMOS TENHA TIRADO DIREITO DE CARLOS MAGNO DISPUTAR A ELEIÇÃO

Indignado. Irritado. É assim que o deputado federal Léo Moraes diz ficar quando ouve ou lê comentários que o colocam como vilão no episódio em que o ex-deputado federal e futuro secretário de Agricultura de Porto Velho, Carlos Magno, não disputou a última eleição por culpa dele, Moraes. “É uma mentira repetida milhares de vezes, para que pudesse virar verdade”, protesta o presidente regional do Podemos. “Espalharam bastante isso durante a campanha e por maturidade e responsabilidade, não me manifestei. Mas é preciso repor a verdade”, explica. Ele lembra que Magno ingressou no Podemos, “depois de não ter conseguido outras siglas para concorrer” e que, desde o início, ficou claro que ele, Magno, teria espaço garantido para disputar uma cadeira como deputado federal, mas não como concorrente à Assembleia Legislativa. Ou seja, lembra o presidente do Podemos: a decisão sobre a nominara ao Parlamento estadual seria decidida pelos próprios candidatos. E isso ficou muito claro, quando a ficha de Carlos Magno foi assinada. O caso foi denunciado num vídeo postado nas redes sociais, quando o ex-parlamentar, uma liderança incontestável na política da região central do Estado, alegou que ficou de fora da disputa, quando já não podia mais trocar de partido. Léo Moraes diz que está disposto a debater o assunto com Magno quando e onde ele quiser, com o único intuito, segundo define o presidente do Podemos, “de repor a verdade e impedir que uma mentira continue sendo repetida”. O caso ainda vai longe...

 

DIRETOR DO DETRAN RESPONDE A CRÍTICAS E RESUME GRANDES AVANÇOS DO ÓRGÃO RONDONIENSE 

Paulo Higo, comandante geral do Detran, no posto há pelo menos 16 meses, discorda, no que tem todo o direito, de comentários neste espaço, com críticas feitas ao órgão, na última edição. Do alto do maior espírito democrático possível e do senso de justiça, dá-se ao diretor geral o espaço necessário para suas informações e correções de eventuais erros cometidos nos comentários. Lamenta-se apenas que o Detran, com todo o tempo e espaço disponíveis, não tenha divulgado tais informações com maior ênfase. Mas, vamos a elas: “Como toda a organização, o Detran tem os seus problemas, mas estamos diariamente lutando para tentar saná-los. Estou na Direção Geral há um ano e quatro meses e, nesse período,  conseguimos ampliar o leque de atuação do Detran de uma forma muito positiva”. Higo enumerou alguns dos avanços do órgão: “repassamos 24 milhões de reais a 14 municípios, para a sinalização vertical e horizontal. Porto Velho e Ji-Paraná receberam recursos para a implantação de videomonitoramento do trânsito. Foram 8 milhões  de reais para a Capital e 7 milhões para Ji-Paraná. Esses convênios de videomonitoramento são inéditos na história do Detran/RO”. Ele prossegue: “ hoje os usuários já podem fazer o parcelamento das taxas (e do IPVA, de forma presencial) no cartão de crédito. O serviço foi disponibilizado no final do ano passado”. Além disso, relata: “Porto Velho terá uma Cometran moderna e que poderá ser utilizada pela população nos horários após o atendimento. O novo projeto já foi aprovado e será licitado no próximo ano”.

 

VENDA DIGITAL, PROJETOS DE SEGURANÇA, MOBILIDADE URBANA E PRÊMIO NACIONAL TAMBÉM SÃO DESTACADOS

O diretor Paulo Higo continua, num balanço bastante resumido, comentando os avanços implantados no Detran rondoniense. “com relação à venda digital, o Detran aderiu ao sistema, criado pela Secretaria Nacional de Trânsito. Agora, os usuários podem fazer transferência de propriedade de veículo sem ir ao cartório, Basta ter a conta gov.br nível prata ou ouro.” Sobre projetos de mobilidade e segurança viária, ele afirma que “estamos preparando o Detran para ser, de fato, o protagonista no trânsito de Rondônia. Auxiliaremos os municípios na confecção de projetos de segurança viária e mobilidade urbana. Além disso, auxiliaremos na busca de recursos junto a fontes financiadoras internacionais, tais como BID e Banco Mundial, com o apoio da Secretaria Nacional de Trânsito”. Após informar que o órgão elaborou um Plano Estratégico, com metas definidas, obstáculos a serem enfrentados e indicadores para avaliar os avanços, PauLo Higo ainda lembra que “pela primeira vez, o Detran de Rondônia recebeu o prêmio Destaque Senatran. Fomos agraciados por conta do projeto de auxílio aos municípios com importantes parcerias”. O titular do Detran destaca ainda que já está no ar a primeira campanha do órgão via You Tube, sites e emissoras de rádio, de informações importantes à comunidade. E concluiu: “sei que ainda há muito por fazer e que precisamos melhorar em vários aspectos, mas não posso negar as conquistas obtidas por todo o corpo de servidores que aqui se encontra”!

 

OBRAS NO BAIRRO IGARAPÉ TERÃO CUSTO DE 17 MILHÕES DE REAIS. ASFALTO VAI CHEGAR A MAIS DE 10 QUILÔMETROS 

Mesmo no período de chuvas e das festas de final de ano, não pararam as obras de infraestrutura e asfaltamento do bairro Igarapé, na zona leste da Capital, uma das maiores entre as realizadas pela Prefeitura. O trabalho se assemelha ao que foi realizado no bairro Lagoa, onde foram investidos quase 20 milhões de reais, para a colocação de vários quilômetros de canalização e galerias, antes do asfalto. No bairro Igarapé, serão beneficiadas dezenas de ruas. Serão investidos nada menos do que 17 milhões, dos quais 10 milhões de recursos próprios do município e ainda, uma parcela de emendas parlamentares. Os serviços de drenagem profunda iniciaram na rua Panteon, esquina com rua Andréia até a rua Daniela. A primeira etapa dos serviços contou com cerca de 320 metros de extensão em drenagem. A execução do serviço é feita por empresa terceirizada e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras. A drenagem chegou ainda às ruas Machado de Assis, Ana Nery, Guaporé e William Maia, entre outros. Depois de todo o grande trabalho de canalização, o asfalto vai chegar a mais de 10 quilômetros, mudando para muito melhor a vida de toda a população que reside naquela importante área da cidade. Com a chegada das obras no bairro Igarapé, a Prefeitura atinge a marca de mais de 30 obras em andamento ao mesmo tempo, em diversos pontos da cidade.

 

SAI NEGREIROS, ENTRA PACELLE, MAS CÂMARA DE VEREADORES CONTINUA APOIANDO O GOVERNO MUNICIPAL DA CAPITAL

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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