Sexta-feira, 27 de novembro de 2020 - 06h00
DEPOIS DE 30 ANOS,
FINALMENTE A PROMESSA CUMPRIDA: ESTRADA DO BELMONT ESTÁ QUASE TODA ASFALTADA
Foram pelo menos 30
anos. Talvez até um pouco mais. Por que uma obra tão importante, vital para a
economia de uma cidade e, até para um Estado, demorou tanto tempo para ser
concluída? Ora, não tinha dinheiro. Ora, a obra era inviável. Ora, um nível de
governo (Prefeitura), empurrava o problema para o outro (Governo) e vice versa.
Todos os políticos só concordavam em época de eleição, quando prometiam
realizar a obra, mas, é claro, fechadas as urnas, o problema era esquecido. Foi
mais de duas dezenas de vezes em que a população fechou a via. Grandes empresas
ameaçaram ir embora. Algumas foram. Finalmente, mais de três décadas depois,
surgiu alguém com coragem e que cumpriu a palavra dada. O governador Marcos
Rocha, poucos dias depois de assumir, prometeu a empresários sediados na
famigerada Estrada do Belmont, que a asfaltaria, antes do final do seu segundo
ano de mandato. Todos quiserem acreditar, mas a dúvida também era unânime.
Seria mais uma promessa que jamais seria cumprida? Pois não é que dessa vez, um
governante cumpriu textualmente sua palavra. As obras de asfalto começaram
quando ainda era diretor do DER o Coronel Erasmo Meireles. Por vários motivos,
o trabalho não andou. O substituto, o agora diretor geral Elias Resende,
assumiu o posto, recebendo de Rocha a ordem explícita: “termine o asfaltamento
da Estrada do Belmont!”. Recebeu a ordem e a está cumprindo à risca. Falta
apenas um quilômetro para que todo o asfalto esteja concluído e a Belmont seja
inaugurada oficialmente, em meados deste dezembro que está chegando.
Além do desespero dos
moradores, que enfrentavam o pó infernal no verão e as alagações no inverno, as
péssimas condições da Belmont afetavam o transporte de combustíveis, já que
ali, à beira rio, estão instaladas várias empresas que o distribuem na Capital
e no Estado. Caso as empresas decidissem ir embora, para o Amazonas, por
exemplo, (como uma ou outra chegaram a fazer), os cofres rondonienses poderiam
perder até 1 bilhão de reais só em ICMS, todo o ano. Isso sem falar em outros
tributos. Também por isso a obra é vital. O próprio Elias relata como está a
situação da Belmont, hoje. “A Estrada do Belmont já está com 80 por cento da
obra concluída. Nossa previsão de entrega dos cinco quilômetros de asfalto é
até dezembro, ou seja, o mês que vem. Estamos fazendo um asfalto de qualidade
naquele local. São oito centímetros de espessura. Fizemos levantamento do
greid da pista. Usamos pedra rachão e serviço de drenagem. Nossa equipe está
trabalhando em meio aos caminhões e isto tem dificultado as ações, visto que
não há como restringir o tráfego de caminhões naquela região”. Nessa semana,
Marcos Rocha acompanhou o diretor do DER, numa visita de inspeção à obra.
Gostou do que viu. Além de destacar a ação histórica de realizar a obra, não há
como não se questionar: por que a Belmont levou mais de 30 anos para, enfim,
ser asfaltada?
PERTO DE 4 MILHÕES E
300 MIL DE RECURSOS PRÓPRIOS
Há ainda outra
questão importante que não se pode ignorar, em relação a essa obra tão
importante para Porto Velho e para toda a região. O custo total, acima de 4
milhões 296 mil reais, é todo bancado com recursos próprios do próprio Governo,
via Fonte 100. E a obra, com qualidade e asfalto de oito centímetros, o dobro
do que o asfalto normal, custará cerca de 1 milhão e meio a menos do que se
fosse feito através de licitação. Mesmo nesse período de chuvas, os serviços
continuam, para que o organograma previsto para serem concluídos no dezembro
que está chegando, seja cumprido. Se tudo der certo, em breve os empresários do
local estarão livres de uma das mais terríveis estradas para escoamento da
produção e de riquezas que temos em Porto Velho e, ao mesmo tempo, a população
não terá mais motivos para fechar a Belmont, desesperada com a poeira ou com o
barro. É daquelas obras públicas que se tem que elogiar e reconhecer como de
grande importância. Levou 30 anos, mas ficará logo pronta, finalmente!
ALLAMANDA FAZ NOTA
CONTRA FAKE NEWS
Não se poderia
esperar outra coisa de uma empresa séria como a TV Allamanda, afiliada do SBT
em Rondônia. A emissora emitiu uma nota oficial, sobre o episódio que envolveu
o envio e distribuição de Fake News, ofensas e calúnias contra o candidato
Vinicius Miguel, durante o primeiro turno da eleição e que saiu de um
computador de propriedade da empresa. Na nota assinada por sua diretora,
Luciana Furtado, a TV Allamanda informou que “contratou empresa
especializada em segurança digital a fim de promover o rastreamento, de
possíveis violações aos seus manuais de ética e ao seu código de postura
através da utilização indevida de equipamentos ou pontos de acesso à rede
mundial de computadores”.. Garantiu ainda que “já isolou e identificou o
terminal de computador que deu origem ao acesso indevido, bem como o
responsável por sua utilização, e já adotou as providências legais e
administrativas próprias para a responsabilização do envolvido”. Na nota,
Luciana Furtado lamentou o episódio e garantiu “respeito à sociedade e à
lisura do processo eleitoral, reafirmando o compromisso do empreendimento de
radiodifusão com atuação “ética, moral e proba em todos os atos de sua
existência”.
HOJE TEM O ÚLTIMO DEBATE ENTRE HILDON E CRISTIANE
O debate desta sexta
à noite, na TV Rondônia/Globo, poderá influir na decisão final do eleitor porto
velhense? É uma resposta complexa, mas, a menos que surja um grande assunto, um
tema que possa afetar profundamente a campanha de Hildon Chaves, dificilmente o
confronto na Globo pode modificar o que os números e pesquisas estão apontando:
uma diferença muito grande entre Hildon e Cristiane Lopes. O primeiro debate,
no sábado passado, da SICTV, certamente afetou opiniões, porque a uma semana do
pleito, ainda era mais viável a troca de planos e de votos. Em cima da hora, a
menos de dois dias, a grande maioria do eleitor já se definiu. E só mudará,
caso surja algo de tal gravidade que determine ao eleitor achar que a decisão
que havia tomado, estava completamente errada. Cristiane certamente vai partir
para o ataque, mas certamente Hildon e sua assessoria já estão preparados para
isso. Vamos acompanhar atentamente, para saber se haverá algo que possa, na
cabeça do eleitor, o fazer mudar de ideia em relação ao seu voto do domingo. O
debate na TV Rondônia começa depois da novela das nove desta sexta, tendo a
jornalista Maríndia Moura como mediadora.
DOMINGO: ELEIÇÃO, DEPOIS DE UMA CAMPANHA CANSATIVA
Está terminando mais
uma campanha política. O domingo vai ter eleições em 57 (e não 52, como
publicou esse Blog), cidades brasileiras, onde haverá segundo turno para as
Prefeituras. Foi um período cansativo, não só para os candidatos, mas também
para o eleitorado, que teve que suportar meses e meses de discussões, de
lançamento de nomes, de uma verdadeira guerra pelas redes sociais, porque
eleição nesse país nunca termina. Termina uma, começa outra. Pelo menos até a
noite da quinta-feira, o quadro na Capital rondoniense continuava o mesmo:
Hildon Chaves, ao que tudo indica, está com a faca e o queijo na mão para
chegar a um segundo mandato e, somente algo muito forte, de última hora, pode
mudar esse quadro. Nem o apoio total do jovem deputado Léo Moraes, um nome
muito forte em Porto Velho, ajudou a mudar a situação. Mas, a desafiante,
Cristiane Lopes, fez o que pode com as condições que têm e, logicamente, sairá
dessa disputa muito maior que entrou. Tem, sem dúvida alguma, se quiser, uma
longa e promissora carreira política pela frente. Hildon Chaves deve ser
reeleito, se não surgir surpresa até a votação e terá a missão de cumprir os
compromissos que está fazendo com o eleitor. Espera-se que tudo ocorra dentro
da normalidade. É bom registrar que é fundamental os cuidados determinados pela
Justiça Eleitoral, para evitar mais contaminações pelo coranavírus do que já
temos..
INDENIZAÇÃO DE 4
MILHÕES POR “ESPÍRITOS VAGANTES”!
Há coisas que são
difíceis de engolir. Como o caso relatado pelo leitor Fillipe Jeferson. Ao ler
a informação, veja qual é sua análise sobre alguns exageros que acontecem nesse
país, quando há assuntos que tratam das questões envolvendo índios. Leiam:
“a coisa é tão ridícula, que a Gol já pagou 4 milhões de reais a
índios do Mato Grosso, por causa do acidente com o voo 1907 por danos morais
aos índios”. O acidente aconteceu em 29 de setembro de 2006, portanto há 14
anos, quando o Boeig bateu num jato, em pleno ar e caiu na selva, no Mato
Grosso. Jefferson relata que a indenização foi paga porque, segundo os índios
da região, com a queda do avião e a morte de 154 pessoas, a região deles ficou
totalmente infestada de espíritos vagantes, que atrapalham os índios em seus
cultos. Detalhe: essa ação foi proposta pelo Ministério Público Federal e
acatada pela Justiça. A indenização inclusive ja foi paga”. Espíritos
vagantes? Dá para acreditar numa coisa dessas? Precisa dizer ou escrever mais
alguma coisa? Quem quiser mais detalhes, acesse o link: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/03/gol-da-r-4-milhoes-indios-por-danos-espirituais-em-acidente-com-legacy.html
DURO COMBATE À
INVASORES E LADRÕES DE MADEIRA
O combate à
ilegalidades praticadas em áreas de proteção e áreas indígenas, têm sido sim
combatidas. Praticamente toda a semana, uma nova ação, uma nova “limpeza” de
invasores e madeireiros ilegais é realizada. Nessa semana, outra operação
deflagrada pela Polícia Federal, em área indígena, não só apreendeu madeira
ilegal; conseguiu autorização judicial para bloqueio de bens e valores de mais
de 6 milhões de reais e a suspensão da atividade de uma dúzia de empresas,
todas do ramo madeireiro, que atuavam em áreas indígenas. Afora isso, a Justiça
Federal determinou, mais uma vez, a prisão de um empresário que, solto há
poucos dias, voltou a cometer os mesmos crimes ambientais. Essa sequência de trabalhos dos federais busca
desarticular organização criminosa, dedicada à exploração ilegal de madeiras
oriundas de Terras Indígenas de Rondônia, em especial da TI Tubarão-Latundê, no
município de Chupinguaia/RO. Ao longo das incursões realizadas, houve apoio da
Polícia Militar de Rondônia, Ibama e Funai.
UMA TRAGÉDIA QUE VAI CONTINUAR SE REPETINDO
Quando se olha na mídia, as fotos de jovens que pereceram num dos piores
acidentes de trânsito que o Brasil já assistiu, registrado no interior de São
Paulo, aí sim, cai a ficha. Foram 41 mortos, a grande maioria de gente jovem,
saudável, cheia de sonhos, projetos, amores, futuro. A irresponsabilidade que
transforma o trânsito brasileiro numa máquina de matar, a impunidade que não
responsabiliza ninguém por tragédias como essa, uma das maiores da história do
país, em todos os tempos, são ingredientes que dão a certeza de que isso vai se
repetir muitas outras vezes. Mais de quatro dezenas de vidas perdidas em
segundos, certamente por culpa de uma ou mais pessoas, é algo que não pode
ficar impune, como se não tivesse acontecido. Essa tragédia tem que servir para
algo concreto, para que um crime coletivo como esse não se repita mais. Temos
que mudar, urgente, a legislação do trânsito. Ou lavar as mãos e deixar
milhares de brasileiros morrerem todos os anos, sem que nada mude.
PERGUNTINHA
Você vai esperar o debate desta sexta, na TV Rondônia/Globo para decidir
seu voto para a Prefeitura de Porto Velho ou já decidiu e não muda mais?
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno