Domingo, 3 de dezembro de 2023 - 06h10
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Ele é de menos de uma década atrás e faz parte do registro da história
brasileira por dois motivos. O primeiro, porque mostrava, já naquela época, que
a ministros do STF já não bastava ficarem atrás apenas das suas decisões em
sentenças sobre a constitucionalidade das leis. Queriam participar da vida
pública, como se políticos fossem, mesmo que jamais escolhidos para esta
função. O segundo motivo era nobre e especial: denotava claramente a indignação
de magistrados do mais alto escalão, representados no vídeo pelo decano Gilmar
Mendes, contra a corrupção que assolava o país e destacava a importância da
Lava Jato, para começar uma limpeza nos mais altos escalões da República.
Claramente revoltado com o que assistia, Gilmar Mendes protestava contra um
governo que praticava a “cleptocracia”, segundo suas palavras. O dicionário
esclarece: “a palavra cleptocracia significa ´um Estado governado por ladrões`.
O termo se refere a um tipo de governo no qual as decisões são tomadas com
extrema parcialidade, indo totalmente ao encontro dos interesses pessoais dos
detentores do poder”. Foi Gilmar Mendes quem disse que o governo da época em
que começou a Lava Jato e depois no governo de Dilma Rousseff, tínhamos um
sistema de poder direcionado à cleptocracia. No vídeo, que ainda onde está na
internet (prova disso é o link acima) o mesmo ministro, que recentemente
destroçou a Lava Jato e votou a favor da libertação do presidente Lula, por
exemplo, mesmo com todas as condenações e provas contra ele, deixa claro que a
roubalheira só foi contida por causa do surgimento da Lava Jato. Em determinado
momento, ele comenta: “A Lava Jato estragou tudo, O plano era perfeito. Só que
eles (referindo-se aos cleotocratas!) “não combinaram com os russos”!, ou seja,
não esperavam pela operação que relevou toda a roubalheira. Está no vídeo que
você vai assistir. Com toda a clareza e sem meias palavras.
Como o STF mudou! Como os ministros do nosso tribunal
superior mudaram! De uma hora para outra, o governo da cleptocracia não existe
mais, embora seja o mesmo. E os heróis da Lava Jato se transformaram em vilões,
criminosos que cometeram os delitos mais hediondos. Não são mais “os russos”
que defenderam a Nação. São os portadores de todos os pecados que se pode
imputar. Os criminosos viraram vítimas. Seus algozes viraram criminosos. E nós,
da sociedade brasileira, ficamos sem saber o que teria acontecido para fazer
que um homem com tantos conhecimentos jurídicos, com uma longa vida prestada à
Justiça brasileira e com críticas tão contundentes contra a corrupção, tenha
mudado tão radicalmente de opinião em tão poucos anos.
MÁXIMO
LIDERA GUERRA CONTRA A LIBERALIZAÇÃO DA MACONHA E OUTRAS DROGAS. JÁ FEZ MAIS DE
200 PALESTRAS SOBRE O TEMA
Um dos grandes nomes em todo o país na luta contra a
descriminalização das drogas e, principalmente, contra a liberalização da
maconha, o médico e deputado federal Fernando Máximo continua sua saga,
tentando alertar a sociedade sobre os graves riscos que essa medida pode
trazer, deixando um trágico legado a todos. A cruzada antidrogas de Máximo,
contudo, não começou agora. Há cerca de uma década ele tem percorrido dezenas
de cidades e colégios do Estado, fazendo palestras principalmente aos jovens,
alertando sobre o que lhes pode acontecer, caso aceitem o ingresso no mundo
tenebroso das drogas, que, geralmente, começa com o consumo da maconha. O hoje
deputado promoveu mais de 200 palestras sobre o tema. Porto Velho, Ariquemes,
Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Alta Floresta, São
Miguel, São Francisco, Vilhena, Costa Marques e Espigão do Oeste são apenas
algumas das comunidades que já ouviram as orientações do médico sobre os
enormes perigos da maconha e outras drogas e dos riscos que a liberalização
representa a todos os brasileiros. Tanto Câmara, como deputado como no Senado,
como convidado, Máximo já fez mais de uma dezena de pronunciamentos, buscando o
apoio do Congresso, para sua batalha. Na semana passada, por exemplo, ele falou
sobre o tema num encontro internacional de deputados e senadores. Poderia
parecer apenas uma luta quixotesca, mas não o é. Os apelos de Fernando Máximo
contra as drogas já têm resultados concretos, tanto em Rondônia como em vários
pontos do país.
QUATRO
MIL QUILÔMETROS E UMA PASSAGEM AÉREA AMERICANA CUSTA TRÊS VEZES MENOS DO QUE
DAQUI A BRASÍLIA. E AINDA NEM TEMOS VOOS
Só bla-bla-bla, nenhuma ação decisiva. O caso do desrespeito
das companhias aéreas para com Rondônia continua exatamente igual ao que era há
meses atrás, apesar de pelo menos uma dúzia de “acordos” que resolveriam o
problema. Na última audiência de conciliação, por aqui, os representantes da
Azul e da Gol repetiram os mesmos argumentos que apresentaram há meses, para a
redução de voos: exagero no número de ações judiciais contra elas, com números
estratosféricos em Rondônia, comparando-se com outras regiões do país, o que
lhes trazia graves prejuízos. Seria malandragem pura não concordar que há, sim,
de parte de muitos passageiros, a pura intenção de apenas amealhar algum
dinheiro. Mas na maioria dos casos, os processos foram e o são necessários,
pelo desprezo, desrespeito e falta de um mínima de decência no cumprimento das
aéreas, que cobram preços abusivos por suas tarifas. A Latam já melhorou um
pouco seus voos, embora continuem cometendo uma série de atentados contra o
consumidor, além de cobrar passagens que superam os 6 mil reais, por exemplo,
num voo de ida e volta a Brasília. A distância entre as duas Capitais é de
2.592 quilômetros. Só como comparação, um voo entre Nova York e Los Angeles,
nos Estados Unidos, com quatro 4 mil quilômetros de distância, custa hoje 1.748
reais, mais de três vezes menos. Estamos sendo tratados como idiotas. E ainda
assim, não temos como voar.
ANEL
VIÁRIO DA CAPITAL TERÁ EMENDA DE BAGATTOLI E BATALHA PARA SER INCLUÍDO NA LEI
ORÇAMENTÁRIA DO ANO QUE VEM
Dinheiro vai ter!
Finalmente, surge no final da poeira do Anel Viário, uma luz para que a obra,
esperada há muitos anos na Capital, seja finalmente concluída. O senador Jaime
Bagattoli anunciou, nesta semana, que formalizou o pedido de emenda de sua
autoria, para que todo o trecho de cerca de oito quilômetros que ainda faltam, seja
definitivamente asfaltado. Segundo uma fonte deste Blog, para se completar todo
o trabalho, com a qualidade que ele necessita, para receber caminhões com
muitas toneladas de soja, grãos e outros produtos, que vêm para o Porto
Graneleiro de Porto Velho, serão necessários investimentos aproximados de 20
milhões de reais. Bagattoli está lutando para que a obra seja incluída na LDO
para o ano que vem, quando então estará oficializada sua prioridade. O Anel
Viário da Capital, já nominado como Expresso Porto, que liga a BR 364, na
altura do Hospital das Irmãs Marcelinas com o Porto, tem pouco mais de um
quilômetro de asfalto. Enquanto o trecho não for concluído, continuarão usando
a avenida Jorge Teixeira (BR 319) e outras vias municipais, caminhões
carregados com até 70 toneladas de cargas, destruindo o asfalto e causando caos
nos horários de pico, ao trânsito da cidade. Nos próximos dias, Bagattoli
baterá o martelo sobre o valor da emenda que será liberada para a obra.
NOVO
PROJETO DO DNIT, MAIS COMPLEXO, COM VIADUTO E PONTE, SÓ COMEÇA A SER ELABORADO
NO INÍCIO DO ANO QUE VEM
Há, contudo, uma outra questão envolvida no Anel Viário. Pelo
menos dois projetos estão andando. Um do DER, do governo do Estado e outro do
Dnit. A situação, em resumo: já havia um projeto pronto, do Dnit, desde 2015. Tudo
preparado para a execução. Contudo, ele foi sendo postergado, por não ser
prioridade para o governo federal e, agora, caducou. Ou seja, terá que começar
tudo de novo, do zero, porque mudaram as leis, os custos e as necessidades da
obra. Portanto, somente em meados do ano que vem, será iniciado um novo
pré-projeto. Neste momento, o que se sabe é que é do Dnit a responsabilidade da
obra, o que aliás, atende um pedido do próprio governo rondoniense, que pediu a
federalização da obra. O pré projeto novo, que está sob coordenação do engenheiro
Emanuel Nery, por determinação do superintendente regional do órgão, André Lima
dos Santos, deve prever um viaduto no acesso da BR 364 e pelo menos uma ponte
de concreto, no trajeto até o Porto. Não há como prever, dentro novo contexto
em que a pavimentação do Anel Viário e das obras de arte que deverão ser
projetadas, qual será o custo final. Caso tudo dê certo e o novo projeto seja
aprovado no primeiro semestre do ano que vem, a licitação, se tudo der certo,
seria até meados do segundo semestre. Se nada mais atrapalhar o calendário, o
serviço começaria ou no final de 2024 ou no início de 2025. Antes disso, lo
Expresso Porto fica exatamente como está!
MOSQUINI
É DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO AGRONEGÓCIO E QUER VETO DE LULA AO MARCO TEMPORAL
DERRUBADO NO CONGRESSO
Medo e insegurança no meio dos produtores rurais de Rondônia
e do Brasil. É com essa frase que o deputado federal Lúcio Mosquini, um dos
diretores da Frente Parlamentar em
Defesa do Agronegócio na Câmara (além de ser o quarto secretário da Mesa
Diretora da Casa) sintetiza o que está acontecendo no país com o veto do
presidente Lula ao ponto principal do marco temporal, embora a manutenção dele,
dentro das normas constitucionais, já tenha sido decidida pelo Congresso. Para Mosquini,
a luta agora é mobilizar todo o Parlamento para derrubar totalmente o veto
presidencial e fazer valer a norma ditada pela Constituição de 1988. A Frente que luta pelo agronegócio teria,
hoje, nada menos do que 303 deputados federais e 50 senadores, ou seja, ampla
maioria nas duas casas do Congresso Nacional e está toda mobilizada para,
segundo o parlamentar rondoniense, “não permitir que essa absurda insegurança
jurídica atinja toda a produção brasileira”. O parlamentar também retratou que
tem recebido inúmeras mensagens com pedidos de socorro de produtores rurais,
temerosos de perderem suas propriedades. “Não sabemos para onde o Brasil vai
caminhar, caso esse veto do Presidente não seja derrubado”, preocupa-se
Mosquini.
MDB DA
CAPITAL ESCOLHE PIMENTEL COMO PRESIDENTE, DE OLHO NA DISPUTA MUNICIPAL DO ANO
QUE VEM
O MDB, ainda muito forte no Estado, mas que há longos anos
não consegue assumir a Prefeitura da Capital, prepara-se para 2024, com novo
comando. Em convenção realizada neste sábado, o ex-deputado e agora ocupante de
importante cargo federal, na área da saúde pública, Williames Pimentel, foi
escolhido como o novo presidente do Diretório Municipal do partido em Porto
Velho. O atual presidente, o deputado estadual Jean Oliveira, que comandou a
sigla no atual mandato, abriu mão de buscar a reeleição, para que Pimentel, um
nome também muito forte no MDB há muitos anos, fosse eleito praticamente por
aclamação. É, aliás, a hora de Pimentel. Depois de passagens exitosas na saúde
pública tanto na prefeitura como no Estado, ele sofreu injustiças quanto
assumiu um cargo federal e depois outra, quanto a morosidade da Justiça
Eleitoral, lhe tirou quase três anos de um mandato legitimamente conquistado
nas urnas. Disputou a Prefeitura da Capital, na última eleição, mas apesar de
bem votado, não foi para o segundo turno. Agora, recém convocado pelo
presidente Lula, com o aval do seu padrinho político, o senador Confúcio Moura,
Pimentel chega ao comando do partido onde milita há décadas. A convenção foi
coordenada pelo presidente regional Lúcio Mosquini, que destacou a força da
sigla em toda a Rondônia e a luta do partido por conquistar mais Prefeituras.
Na Capital, não há ainda definição sobre quem será o candidato. Neste momento,
contudo, o mais forte é o de Williames Pimentel.
ECONOMIA
ASSUSTADA: VOLKS PARA TRÊS FÁBRICAS E MERCADO SE ASSUSTA COM VETO DE LULA À
DESONERAÇÃO DA FOLHA
Há um clima de preocupação no ar, com os rumos que a economia
brasileira pode tomar, caso continuem sendo anunciadas medidas do governo
federal em relação à produção, às relações trabalhistas, à volta do República
Sindicalista e não só os ataques verbais, mas também ações do Ibama e forças
policiais contra produtores brasileiros e o agronegócio. Só para dar um único
exemplo dos temores do mercado, a poderosa Volkswagen desligou suas máquinas
nas três montadoras que mantém no país. Tanto a fábrica de São Bernardo Campo
quanto Taubaté, ambas em São Paulo, quanto a de São José dos Pinhais, no
Paraná, estão paradas. A Volks divulgou que a medida drástica foi motivada pelo
que chamou de “estagnação do mercado”. São raras as paralisações da montadora,
que está há 70 anos no Brasil. Outra questão preocupante é a que envolve a
desoneração da folha de pagamento para os 17 setores que mais empregam no
Brasil. O veto total do presidente Lula ao projeto aprovado por ampla maioria
no Congresso, assusta a economia. Para Lula, só as empresas são beneficiadas e
os empregados não ganham nada, como se o 1 milhão de empregos gerados pela
medida e outros 750 mil que poderão advir dela já não são argumentos
suficientes sobre o que os trabalhadores teriam de positivo. O governo promete
apresentar o que chamou de “medida alternativa”, enquanto no Congresso é dada
como certa a derrubada do veto presidencial. A insegurança no Brasil também
está batendo na porta da economia...
EFLÚVIOS
NATALINOS, PALÁCIO E PARQUE ILUMINADOS E O COMÉRCIO ESPERANDO GRANDES VENDAS
PARA ESTE FINAL DE ANO
Mesmo com todos os percalços de um ano difícil, os eflúvios
natalinos já estão presentes na vida dos rondonienses. Na maioria das cidades,
em menor ou maior proporção, há mobilizações importantes para a maior festa do
ano, não só no sentido da solidariedade e da religiosidade, mas principalmente
pela força comercial. Na Capital, começou no Porto Velho Shopping, com a
chegada do Papai Noel e muita decoração, programação extensa e participação de
crianças e seus pais. Seguiu-se com a abertura das festividades pelo Governo do
Estado, com a iluminação a cada ano melhor dos prédios do conjunto do Palácio
Rio Madeira/CPA. Dias depois, foi o espetáculo criado pela Prefeitura de Porto
Velho no Parque da Cidade, com luzes, cores e uma árvore de Natal gigantesca,
que também está encantando a população. Enfim, o quadro está sendo montado para
as festas de final de ano. Governo, Prefeituras e Assembleia Legislativa ainda
vão pagar dois salários neste último mês de 2023, o que certamente trará muita
grana para o comércio, que, aliás, está preparando uma série de promoções
especiais e ventos, como os Domingões da CDL, da Fecomércio e entidades do
setor que mais fatura nesta época do ano. Lá por meados de janeiro saberemos se
o comércio estará festejando ou não as vendas deste Natal.
PERGUNTINHA
Você concorda com os senadores Jaime Bagattoli e
Marcos Rogério, que já avisaram que votarão contra a indicação de Flávio Dino
para o STF ou com Confúcio Moura, que apoia e diz sim à nomeação do
representante do governo Lula no Supremo?
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor